Assembleia é o 1º órgão público de MS a contratar downs

Imagem: Deputados posam para foto junto com novos funcionários da Assembleia.
Deputados posam para foto junto com novos funcionários da Assembleia.
23/05/2012 - 10:32 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Embora muito ainda precise ser feito, o mercado de trabalho vem sendo conquistado a cada dia pelos portadores de necessidades especiais. Com o objetivo de acabar com as barreiras do preconceito e abrir as portas da oportunidade para essas pessoas, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e a Sociedade Educacional Juliano Fernandes Varela assinaram protocolo de intenção de cooperação mútua para a contratação de três jovens com Síndrome de Down.

Este será o primeiro emprego de Cirilo Lino Oliveira, Marcela Samaniego de Aquino e Amanda Mariana Caetano. Cirilo já sonha em comprar um carro e uma casa. Amanda disse que vai lutar até o fim para se manter empregada. Marcela não conseguiu conter as lágrimas e, bastante emocionada, falou apenas que está realizando um sonho.

Das mãos do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos (PMDB), eles receberam os crachás de identificação. “Não estamos só cumprindo uma lei federal. O que pode significar somente a garantia de direitos, esse ato é uma atitude de inclusão social. Esses jovens são dádivas de Deus e foi Ele o responsável por isso. Cirilo, Marcela e Amanda terão o mesmo tratamento que os demais funcionários da Casa. Não haverá distinção”, afirmou o presidente.

A Assembleia Legislativa é o primeiro órgão público de Mato Grosso do Sul a contratar portadores de Down. Para a diretora-geral de Recursos Humanos, Marlene Figueira, isso significa um avanço na área de gestão de Recursos Humanos. Jerson informou que irá conversar com os demais poderes para que sigam o exemplo.

“Em quase 18 anos de vida pública, posso afirmar que este momento é um dos mais importantes da minha carreira. Os demais poderes devem seguir o exemplo e dar oportunidade às pessoas com deficiência, pois elas são aptas a concorrerem as vagas de emprego”.

Bem Recebidos - O jovem Cirilo vai trabalhar no setor de Protocolo. Amanda e Marcela na Diretoria de Cerimonial e Relações Públicas.

“Estamos felizes em recebê-los. Trabalho há 35 anos no poder público e, em breve, vou me aposentar. Posso afirmar que tê-las em minha equipe significa que vou fechar um ciclo com chave de ouro. A mesa que elas vão trabalhar já está pronta, aguardando com um lindo vaso de rosa”, disse Severina da Silva, diretora de Cerimonial e Relações Públicas.

De acordo com a responsável pela Diretoria Financeira da Sociedade Educacional Juliano Fernandes Varela, Ivete Aparecida Grassi Navarro, para a pessoa com Síndrome de Down o trabalho dá independência, autoestima, autoconfiança, consciência de respeitar e se valorizar, e acreditar na capacidade de aprender, produzir e compartilhar.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.