Alegria marca primeiro dia de trabalho de downs na Assembleia

Imagem: Marcela e Amanda: alegria contagiante.
Marcela e Amanda: alegria contagiante.
04/06/2012 - 09:33 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

O primeiro dia de trabalho gera muita expectativa. Para os jovens Cirilo Lino Oliveira, Marcela Samaniego de Aquino e Amanda Mariana Caetano, a vontade de acertar é o desejo mais forte. Eles, que são portadores da Síndrome de Down, começaram a trabalhar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (4/6).

No dia 23 de maio, o Legislativo e a Sociedade Educacional Juliano Fernandes Varela assinaram protocolo de intenção de cooperação mútua para a contratação dos três jovens. A Assembleia Legislativa é o primeiro órgão público de Mato Grosso do Sul a contratar portadores de Down.

Cirilo trabalha agora no setor de Protocolo; Amanda e Marcela na Diretoria de Cerimonial e Relações Públicas. Nesta primeira semana, eles estão sendo acompanhados pela psicóloga Katia Mendonça.

Salário - Cirilo, Amanda e Marcela não têm dúvidas sobre o que irão fazer com o salário. Eles afirmaram que serão controlados com as finanças, pois pretendem comprar um carro. “É o meu maior sonho. Vou juntar meu dinheiro e comprar um carro”, disse Marcela.

Além do carro, Cirilo já definiu outro objetivo para sua vida: se casar. “Namoro faz um ano e quero me casar. Em breve, vou construir uma família”, ressaltou.

Troca de experiências - Para os colegas de trabalho, recebê-los também é um desafio. “Acredito que é um aprendizado para eles e para nós. Com muito carinho e cuidado, todos nós vamos crescer juntos”, afirmou Roberto Teixeira Júnior.

Faltando pouco tempo para se aposentar, Severina da Silva, diretora de Cerimonial e Relações Públicas, vive um momento de alegria com a chegada de Amanda e Marcela. “Elas foram recebidas de braços abertos por todas as funcionárias do Cerimonial. Trabalho há 35 anos no poder público e, em breve, vou me aposentar. Tê-las em minha equipe significa que vou fechar um ciclo com chave de ouro”.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.