Aprovado projeto que prevê vacinação gratuita contra HPV

Imagem: Essa e outras matérias foram votadas durante sessão nesta quinta-feira.
Essa e outras matérias foram votadas durante sessão nesta quinta-feira.
14/06/2012 - 12:02 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram, em segunda votação, durante sessão ordinária desta quinta-feira (14/6), o projeto de lei 002/12, do deputado Marquinhos Trad (PMDB), que dispõe sobre o oferecimento pelo Estado da vacina contra o HPV (sigla em inglês para vírus do papiloma humano) para a prevenção do câncer do colo de útero.

"Apresentei o projeto em razão do grande índice de incidência. Mato Grosso do Sul tem o segundo mais alto, perdendo apenas para o Amazonas. São cerca de 300 novos casos diagnosticados todos os anos, sendo que metade destas mulheres morrem”, disse Marquinhos.

O segundo câncer mais comum entre as mulheres é o do colo de útero. A incidência estimada é de 18 por 100 mil mulheres, por ano. Estudos científicos afirmam que de 50% a 80% das mulheres sexualmente ativas são infectadas por um ou mais tipos de HPV em algum momento de suas vidas.

Por ter recebido emendas, o projeto vai à redação final.

Outras matérias - Em primeira votação, foram aprovadas as seguintes matérias: projeto de lei complementar 003/12, do Poder Executivo, que altera e acrescenta dispositivos à Lei Complementar 93, que institui o MS Empreendedor, Programa Estadual de Fomento à Industrialização, ao Trabalho, ao Emprego e à Renda; projeto de lei 080/12, que define a idade limite máxima exigida para ingresso na carreira militar, e 083/12, do governo do Estado, que autoriza a doação, com encargo, de imóvel ao município de Coxim.

Em segunda votação, foi aprovado o projeto de lei 078/12, do deputado Junior Mochi (PMDB), que declara o Cavalo Pantaneiro como patrimônio histórico, cultural e genético de Mato Grosso do Sul. Por fim, os projetos 082/12, do Ministério Público Estadual, que dispõe sobre a revisão salarial, e 081/12, tratando da concessão de abono salarial aos servidores do Poder Judiciário.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.