Cobap destaca luta de idosos aposentados e pensionistas

Imagem: Nelson de Miranda lamentou situação dos idosos aposentados no Brasil.
Nelson de Miranda lamentou situação dos idosos aposentados no Brasil.
18/06/2012 - 17:02 Por: Talitha Moya    Foto: Roberto Higa

A cada dez minutos, um idoso é vítima de violência sexual, física ou psicológica, da discriminação, abandono, exploração ou abuso financeiro. A informação foi repassada pelo presidente da Cobap (Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas), Nelson de Miranda Osório, durante a audiência pública “Enfrentamento das Violências contra a Pessoa Idosa”, promovida nesta segunda-feira (18/6), na Assembleia Legislativa.

Ele destacou a luta de 8 milhões de idosos aposentados e pensionistas que vivem atualmente com apenas um salário mínimo. “Essa é a principal violência sofrida pelo idoso porque o atinge de forma total, impossibilitando uma alimentação adequada e o tratamento de saúde”, ressaltou.

De acordo com o presidente da Cobap, muitos dos trabalhadores idosos precisam continuar trabalhando para ter uma vida digna porque a renda da aposentadoria não é suficiente. “Nosso idoso contribui a vida inteira com o país para depois, lamentavelmente, ver sua aposentadoria perder o poder de compra ano a ano”, afirmou.

Para ele, a situação só poderá melhorar se a sociedade deixar de encarar o envelhecimento como sinônimo de decadência. “Ser idoso é ser capaz, ativo e participativo do conjunto de ações que regem nossa sociedade”, frisou. “A boa notícia é que, de acordo com a atual expectativa de vida, os jovens de hoje vão viver mais do que nós, mas se não nos ajudarem, estarão todos aqui novamente daqui 30 anos promovendo essa mesma audiência pública”, concluiu.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.