Abordando o tema da depressão, psiquiatra lança livro na AL

Imagem: Evento foi proposto pelo deputado Lauro Davi que, na foto, segura um exemplar do livro.
Evento foi proposto pelo deputado Lauro Davi que, na foto, segura um exemplar do livro.
27/06/2012 - 20:55 Por: Marineiva Rodrigues    Foto: Giuliano Lopes

Em solenidade na noite desta quarta-feira (27/6), na Assembleia Legislativa, o psiquiatra Jony Domingues lançou o livro “A Depressão pode Demitir Você”, escrito a partir da experiência do médico em clínicas de Mato Grosso do Sul e também como perito. Com uma abordagem técnica e humana sobre causas e impactos da depressão na vida do ser humano, o livro destaca os aspectos do universo do trabalho.

O autor explica que o principal alerta é de que a depressão é uma doença e que milhares de pessoas padecem desse mal em todo o mundo. “Esse é o resultado de uma experiência de 15 anos de vida profissional e dez como perito. O objetivo é mostrar para o público leigo, com linguagem simples, que essa é uma doença bastante grave e que pode ter muitas consequências, e se não for tratada a tempo, pode vir a se tornar uma doença crônica, podendo levar até a morte”, disse.

Jony lembrou que o título do livro se refere não apenas à demissão do local de trabalho, mas de uma forma em geral, à vida. “A palavra demitir pode se estender a toda vida humana: namoro, vida familiar, social e também de trabalho”.

Para o deputado estadual Lauro Davi (PSB), proponente do evento, o livro aborda um tema muito relevante na atualidade. “Essa obra vem contribuir para a prevenção da saúde, que é uma das bandeiras que nós defendemos aqui na Assembleia. Conheço bem essa realidade, principalmente relacionada à saúde pública do servidor e esse livro vem contribuir, também, para a saúde dos servidores públicos com uma linguagem de fácil entendimento”, afirmou.

Uma das autoridades presentes no evento, o médico psiquiatra Juberty Antonio de Souza falou sobre as causas da doença. “A tristeza é só um dos sintomas, o mais comum, mas existem outros como a falta de prazer, de gosto, e a incapacidade de fazer coisas que fazia antes, no dia a dia. A depressão é uma doença que altera a qualidade de vida das pessoas, limitando suas ações”, explicou.

Para o psiquiatra, o problema é que o diagnóstico não é tão simples, por isso é preciso observar os sinais, os sintomas, que não aparecem em um exame, por exemplo, e nesse sentido o livro vem auxiliar a pessoa leiga no assunto. “O livro mostra o quão grave é esta doença e como ela pode afetar a vida da pessoa. Mas, para isso é preciso conhecer a doença e a obra vem ajudar a esclarecer o tema a pacientes, familiares e amigos”.

A doença - A depressão é um dos transtornos psiquiátricos mais comuns e faz com que a pessoa tenha dificuldade de relacionamento com amigos, familiares e colegas de trabalho. A doença também interfere na habilidade para estudar e em hábitos simples, como comer e dormir, podendo provocar anorexia e insônia, por exemplo. A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que a depressão afete 121 milhões de pessoas.

A doença é a quarta principal causa de incapacitação em todo o mundo, e de acordo com projeções da OMS, em 2020 será a segunda maior causa de incapacitação. Ainda segundo a Organização, em 2030 será o mal mais prevalente do planeta, à frente do câncer e de algumas doenças infecciosas.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.