Reabertura de leitos do Hospital Regional pode desafogar HU

Imagem: Silvia diz que há 3 anos foram fechados 14 leitos do HR e, infelizmente, o HU foi definido como única referência estadual.
Silvia diz que há 3 anos foram fechados 14 leitos do HR e, infelizmente, o HU foi definido como única referência estadual.
03/07/2012 - 11:39 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Caso Mato Grosso do Sul sofra um surto de H1N1 ou de dengue, não haverá leitos para atender os pacientes infectados. A médica Silvia Naomi Uehara, responsável pelo serviço de infectologia do HU (Hospital Universitário), esteve na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (3/7) para pedir a abertura imediata do setor de infectologia de atendimento e complexidade do HR (Hospital Regional), fechados em 2009.

“Há três anos foram fechados 14 leitos do Hospital Regional e, infelizmente, o Hospital Universitário foi definido como a única referência estadual. No entanto, não houve contrapartida. O hospital não recebeu nenhum profissional a mais e não houve aumento do número de vagas”, explicou.

Segundo a médica, o fechamento dos leitos do HR foi determinante para causar a superlotação do HU. “Hoje, temos pacientes nos corredores em macas, sentados e até no chão. Pacientes idosos chegam a tomar banho nos corredores. Não se pode culpar o HU por tentar atender acima de sua capacidade. Precisamos rever a decisão de ser a única referência estadual, melhorar o atendimento secundário de especialidades no interior do Estado e dar condições necessárias aos profissionais”, destacou.

De acordo com Silvia, os leitos fechados do HR estão servindo de depósito. “Enquanto isso, os pacientes ficam nos corredores, expostos à infecção. Até o ensino médico fica comprometido, já que os próprios médicos residentes pedem para não passar pela infectologia em decorrência da sobrecarga de trabalho. Esses profissionais podem sair despreparados para atender nas unidades básicas de saúde. E isso acaba virando um bola de neve”.

Na próxima semana, a médica irá retornar à Assembleia Legislativa para apresentar dados sobre a atual situação do HU. “Com base nas informações que serão apresentadas, a Comissão de Saúde e Seguridade Social irá encaminhar algumas soluções”, afirmou o deputado estadual Lauro Davi (PSB), presidente da comissão.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.