Parlamento Jovem aprova projeto relacionado ao Meio Ambiente

Imagem: Diretora da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, Clarice Maciel também falou aos deputados estudante sobre responsabilidade.
Diretora da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, Clarice Maciel também falou aos deputados estudante sobre responsabilidade.
06/08/2012 - 11:45 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

Na 2ª sessão da 3ª edição do Parlamento Jovem, nesta segunda-feira (6/8), os deputados estudantes aprovaram um projeto de lei instituindo nas escolas públicas atividades relativas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

A proposta é de Carlos Henrique dos Santos Justino, aluno da Escola Estadual Professor Henrique Cyrillo Corrêa. As matérias apresentadas pelos estudantes podem ser apadrinhadas pelos parlamentares estaduais.

Também foram aprovadas duas indicações. A da deputada estudante Letícia Catellan Dilva, da Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís, dispõe sobre o uso adequado de água nas escolas; e o de Emileny dos Anjos Caldo, da Escola Estadual Otaviano Gonçalves da Silveira, pede a criação de uma creche para idosos. “Até 2025 o Brasil terá a sexta maior população idosa do mundo”, argumentou Emileny.

Sangue - Durante a sessão, Igor Lopes Silva, da Mace, falou sobre a falta de sangue no Hemosul e solicitou a ajuda dos outros deputados estudantes. O Hemosul fica na avenida Fernando Côrrea da Costa, 1.304, em Campo Grande.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 67 anos, estar bem alimentado, levar um documento oficial com foto, não beber nem socialmente nas últimas 12 horas, não fumar duas horas antes e depois da doação e estar com boa saúde. É necessário ainda ter pelo menos 55 kg.

Caso tenha tomado a vacina da gripe H1N1 o doador tem que esperar quatro semanas para doar. Se estiver doente, com gripe comum, precisa esperar sete dias após ter se restabelecido.

Oportunidade - A ex-deputada estudante Marcela Vieira também fez uso da palavra. Ela afirmou que participar do Parlamento Jovem é uma experiência única que deve ser aproveitada ao máximo. “Os desafios vão aparecer, mas não desistam. Corram atrás de novas ideias. Os projetos que vocês apresentaram são muito bons e vocês estão cercados de pessoas muito competentes”, afirmou.

Diretora da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, Clarice Maciel também falou aos deputados estudante sobre a oportunidade de crescimento que o projeto proporciona e a responsabilidade de ser um deputado estudante.

O Parlamento Jovem segue os mesmos ritos das sessões ordinárias dos deputados estaduais. O projeto foi criado por uma lei de autoria do deputado Antônio Carlos Arroyo (PR). A próxima reunião do Parlamento Jovem será no dia 14 de setembro.

Mercosul - A deputada estudante Letícia Catalã representará Mato Grosso do Sul no Parlamento Juvenil do Mercosul, que acontecerá nos próximos dias 28 e 29, em Medellín, na Colômbia.

O Parlamento Juvenil funciona nos moldes do Parlamento do Mercosul e tem o objetivo de promover o diálogo entre os jovens dos países integrantes e incentivar o protagonismo entre eles.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.