Ar contaminado está provocando doenças e óbitos, diz Tetila

Imagem: Para Laerte Tetila, a queimada urbana é uma poluição que pode ser evitada por todos.
Para Laerte Tetila, a queimada urbana é uma poluição que pode ser evitada por todos.
09/08/2012 - 11:13 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Mais de 70 produtos químicos foram identificados na fumaça resultante das queimadas. As partículas mais finas, que são tóxicas ou cancerígenas, causam maior dano à saúde, pois chegam aos pulmões, causando problemas pulmonares e agravando a situação de quem sofre de asma, bronquite e doenças cardíacas. O deputado estadual Laerte Tetila (PT) alertou na tribuna, nesta quinta-feira (9/8), que pessoas estão morrendo por causa das queimadas.

“A contaminação do ar está provocando doenças e óbitos. A OMS [Organização Mundial da Saúde] estima que, no mundo todo, cerca de 3,5 milhões de pessoas morrem intoxicadas por fumaça. As queimadas nas áreas urbanas são as mais nocivas, pois junto com a vegetação são queimados materiais diversos, como plástico e borracha”, informou.

De acordo com Tetila, 40% dos pacientes atendidos nas unidades de saúde, nesta época do ano, são por motivos decorrentes da contaminação do ar. “A questão é séria. As pessoas que ateiam fogo nos terrenos baldios não têm ideia das consequências. As queimadas causam doenças, aumentam os gastos com saúde pública, afeta a economia e degrada o meio ambiente”.

Para o parlamentar, a sociedade precisa tomar medidas profiláticas e não cobrar somente do Poder Público. “A queimada urbana é uma poluição que pode ser evitada por todos. A sustentabilidade ambiental começa na qualidade do ar que respiramos”, concluiu Tetila.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.