AL homenageia ‘promotores’ da paz durante sessão solene

Imagem: Homenageados posam para foto em sessão solene no plenário Júlio Maia.
Homenageados posam para foto em sessão solene no plenário Júlio Maia.
19/09/2012 - 21:02 Por: Marineiva Rodrigues    Foto: Giuliano Lopes

A Assembleia Legislativa homenageou na noite desta quarta-feira (19/9) 23 pessoas e entidades com a entrega do troféu de Honra ao Mérito Cultura da Paz, em comemoração ao Dia Estadual da Cultura da Paz, que é concedido a cidadãos e entidades que contribuem para a cultura da paz em Mato Grosso do Sul. A data foi instituída através da lei 4.034/11, de autoria do deputado estadual Laerte Tetila (PT), que estabelece o dia 21 de setembro como o Dia da Paz no Estado.

Em meio a tantos casos de violência, a data, segundo o parlamentar, vem discutir as consequências positivas que a paz e a conciliação trazem para a sociedade sul-mato-grossense. “Quando criamos a data, no ano passado, tínhamos o objetivo de fazer as pessoas refletirem sobre o assunto. A paz é uma exigência dos novos tempos, com o vazio existencial, a violência ganha espaço. Todos nós temos coisas boas a oferecer e é preciso que cada um ofereça ao outro o que tem de melhor”, afirma Tetila.

Um dos homenageados, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Campo Grande, Dom Eduardo Pinheiro, considera o prêmio um reforço para a continuidade do trabalho desenvolvido, principalmente junto aos jovens. “Em um mundo tão violento, no qual estamos vivendo hoje, receber uma homenagem pelo trabalho que leva a paz às pessoas é muito gratificante. Que todos os homenageados recebam essa homenagem como um sinal de Deus para a continuidade de sua missão”, diz.

Para o presidente do Instituto Luther King, Aleixo Paraguassú Netto, a homenagem é muito significativa e vem coroar um trabalho de quase dez anos levando a educação a jovens carentes. “Promovemos a educação e não há outra forma de vencermos a violência e construirmos um mundo de paz, senão através da educação. Assim como o mártir Luther King, que dá nome à nossa instituição, exercemos um papel de conciliação junto à comunidade e ficamos honrados com esse reconhecimento”, conclui. Já passaram pelo instituto mais de mil jovens e cerca de 700 ingressaram em universidades.

O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) de Dourados, da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, também recebeu a honraria. Para o coordenador estadual do programa, coronel Oscar Rodrigues, a homenagem é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos militares na região. “Realizamos um trabalho preventivo para impedir que nossas crianças se envolvam com as drogas, em 66 municípios do Estado, e receber uma homenagem como essa nos enche de alegria. É um reconhecimento ao nosso trabalho”. O Proerd trabalha com crianças de 9 a 12 anos, levando orientação nas escolas. Desde a sua criação, há 15 anos, já atendeu mais de 176 mil crianças em todo o Estado.

A diretora da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, Clarice Maciel, disse que ficou emocionada com o troféu. “Divido esse prêmio com todas as pessoas que, de forma anônima, contribuem para a promoção da paz. Essa homenagem vem fortalecer nosso trabalho e nos motiva a fazer sempre mais, todos nós temos a nossa responsabilidade”, afirma.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.