Consciência Negra: Tetila destaca luta de Zumbi dos Palmares

Imagem: Conforme Tetila, Zumbi era um grande estrategista que estabeleceu uma força de resistência.
Conforme Tetila, Zumbi era um grande estrategista que estabeleceu uma força de resistência.
20/11/2012 - 12:27 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

Neste Dia da Consciência Negra (20/11), o deputado Laerte Tetila (PT) subiu à tribuna para falar sobre a importância e relembrar a história do grande líder negro contra a escravatura. “Zumbi dos Palmares é o heroi da libertação dos negros”, destacou.

Especialista e mestre em Geografia Física, Tetila é um grande conhecedor da história. Ele conta que há exatamente 317 anos, em 1695, Zumbi foi morto no Quilombo dos Palmares pelas tropas do bandeirante Domingos Jorge Velho.

O Quilombo dos Palmares, localizado na atual região de União dos Palmares, em Alagoas, era uma comunidade formada por escravos negros que escaparam das fazendas, prisões e senzalas brasileiras. “Era uma grande resistência que durou 100 anos e sofria ataques fortes da corte portuguesa”, conta Tetila.

Zumbi nasceu em Palmares, livre, mas foi capturado e entregue a um missionário português. Ele escapou em 1670 e, com 15 anos, retornou ao seu local de origem.

Presidente da Comissão de Trabalho, Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Tetila lembrou que Zumbi era um grande estrategista e que estabeleceu uma força de resistência.

O deputado estadual do PT falou ainda da grande contribuição dos negros para o País, do trabalho nas lavouras à literatura, passando também pelas áreas de esporte e cultura, entre tantas outras.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.