Dilma dá sinal concreto de que quer resolver conflito indígena

Imagem: Pedro Kemp disse que Presidência da República quer resolver questão fundiária indígena.
Pedro Kemp disse que Presidência da República quer resolver questão fundiária indígena.
28/11/2012 - 11:39 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

A vinda de uma comitiva do Governo Federal a Mato Grosso do Sul para debater e encaminhar soluções à questão fundiária indígena é uma demonstração concreta da Presidência da República de que a União quer pacificar os conflitos agrários. A opinião é do deputado Pedro Kemp (PT), que falou sobre o assunto nesta quarta-feira (28/11), na tribuna da Assembleia Legislativa.

Os integrantes da comitiva participarão de uma reunião ao longo de toda a sexta-feira (30/11) na Presidência da Assembleia Legislativa. A comitiva é formada por 20 pessoas, incluindo representantes da Secretaria Geral da Presidência da República, Casa Civil, Funai (Fundação Nacional do Índio), Secretaria de Defesa dos Direitos Humanos, CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Secretaria de Saúde Indígena e Polícia Federal.

Kemp informou que uma emenda está pronta destinando recursos para a indenização de proprietários rurais que têm terras consideradas indígenas. Ele recebeu a garantia ontem do senador Waldemir Moka (PMDB). Na reunião de sexta-feira, com início às 9h, Moka apresentará a emenda.

No último dia 12, a Assembleia Legislativa foi palco de uma reunião entre deputados federais, estaduais, representantes de entidades do Poder Público e sociedade civil com o objetivo de levantar propostas sobre a questão indígena. “Discutimos que a única solução é a indenização pela terra nua e benfeitorias”, disse Kemp.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.