Mochi quer grande mobilização para derrubar veto de Dilma

Imagem: Mochi disse que veto a artigo que promove distribuição mais justa de royalties do petróleo extraído da camada pré-sal tem que ser derrubado.
Mochi disse que veto a artigo que promove distribuição mais justa de royalties do petróleo extraído da camada pré-sal tem que ser derrubado.
04/12/2012 - 11:32 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi (PMDB), defendeu nesta terça-feira (4/11) uma grande mobilização dos chamados estados não produtores para que o Congresso Nacional derrube o veto da presidente Dilma Rousseff ao artigo do projeto que promove uma distribuição mais justa dos royalties do petróleo extraído da camada pré-sal.

“Para nossa surpresa, 24 estados perderam para três; três estados vão se enriquecer em detrimento dos outros”, afirmou. Se o veto for mantido, Mato Grosso do Sul deixará de receber R$ 66 milhões de royalties em 2013.

Mochi avaliou que Dilma vetou o artigo do projeto por causa da pressão do Rio de Janeiro. “O Rio de Janeiro colocou 200 mil pessoas na rua em favor do veto e isso foi amplamente divulgado”, lembrou.

O deputado estadual disse ainda que os chamados estados produtores não têm direito a ficar com todos os royalties porque o petróleo é extraído em alto mar e no subsolo, que são de domínio da União.

Nesta terça-feira, os governadores dos 24 estados prejudicados pelo veto, entre eles André Puccinelli (MS), reúnem-se em Brasília para pedir ao Congresso Nacional a derrubada do veto.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.