Tita reforça importância da Cantina Saudável em escolas

Imagem: Segundo Tita, projeto “Cantina Saudável” já foi apresentado em 2010, 2011 e 2012, sem obter aprovação.
Segundo Tita, projeto “Cantina Saudável” já foi apresentado em 2010, 2011 e 2012, sem obter aprovação.
19/02/2013 - 16:31 Por: Talitha Moya    Foto: Giuliano Lopes

Pelo quarto ano consecutivo, o projeto de lei que cria a “Cantina Saudável” em Mato Grosso do Sul passa a tramitar na Assembleia Legislativa. A proposta foi reapresentada nesta terça-feira (19/2), pelo deputado Diogo Tita (PPS), com a intenção de prevenir doenças e garantir uma melhor qualidade de vida para crianças e adolescentes.

O projeto cria a Cantina Saudável e o Programa Viver Melhor com foco na prevenção e tratamento da obesidade infantil nas instituições de ensino públicas e privadas. O objetivo, destaca o autor, é promover hábitos de vida saudável entre os alunos, enfatizando a necessidade de alimentação equilibrada e a prática regular de atividade física.

A proposta prevê a realização de exames capazes de diagnosticar a presença de sobrepeso ponderal ou de indicativos da predisposição à obesidade, a orientação e acompanhamento da instituição e dos pais, a avaliação do condicionamento físico dos alunos e da merenda escolar. Após as avaliações, as crianças, juntamente com pais ou responsáveis, serão orientadas e encaminhadas a comparecer aos órgãos ou entidades da rede pública de saúde para consultas, exames e acompanhamento nutricional.

No sentido de incentivar a reeducação alimentar nas escolas, o parlamentar propõe também a promoção de ações específicas contando com o acompanhamento de médicos, nutricionista e psicólogos.

Segundo Tita, o projeto “Cantina Saudável” já foi apresentado em 2010, 2011 e 2012, porém, sem obter aprovação. Desta vez, o parlamentar espera que a proposta seja convertida em lei. “Tenho a convicção que o presente projeto visa acrescentar melhoria, prevenção e recuperação da saúde de nossas crianças e adolescentes”, reitera.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.