Biblioteca digital pode despertar hábito de leitura entre jovens

Imagem: Segundo Isabela, acompanhar as novas tecnologias é um caminho para se criar o hábito de ler.
Segundo Isabela, acompanhar as novas tecnologias é um caminho para se criar o hábito de ler.
05/03/2013 - 11:56 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

A criação de uma biblioteca digital pode ser uma importante ferramenta para desenvolver o hábito de leitura entre os jovens sul-mato-grossenses. Na sessão desta terça-feira (5/3), o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi (PMDB), apresentou uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional), que cria a Biblioteca Estadual Digital de Mato Grosso do Sul, proposta pela deputada estudante Isabela Nantes.

Segunda a PEC, a biblioteca digital terá sede em Campo Grande, com a função de dispor à população o acervo do arquivo público estadual, a literatura e toda forma de expressão cultural. Além disso, irá reunir o patrimônio histórico e cultural, receber exposições e ser fonte de pesquisa para estudantes com a disponibilização das obras recomendadas pelo Conselho Estadual de Educação.

A biblioteca digital deverá estar disponível nas escolas para suprir eventual ausência da biblioteca física.

Novas Tecnologias - A deputada estudante usou a tribuna para apresentar e defender a aprovação do projeto aos parlamentares. Ela acredita que acompanhar as novas tecnologias é um caminho para se criar o hábito de ler.

“É do gosto do jovem o mundo que existe na internet. Com a aprovação da PEC, nossa intenção é ampliar o acesso às obras literárias pelo meio que o jovem e o mundo atual se integram e, assim, agregar adeptos à arte de ler, despertando a paixão pelo hábito de literatura através de um novo canal”, afirmou Isabela.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.