Ministro Marcelo Crivella defende divisão das águas da União

Imagem: Marcelo Crivella disse que Brasil pode produzir 20 milhões de toneladas de peixe por ano.
Marcelo Crivella disse que Brasil pode produzir 20 milhões de toneladas de peixe por ano.
14/03/2013 - 13:40 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Durante o lançamento do Plano Safra e Ações para o Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura no Mato Grosso do Sul, o ministro Marcelo Crivella falou da importância de uma reforma aquária no país. "Nosso país conta com 12% da água doce do mundo, 8,5 milhões de quilômetros de litoral e 216 reservatórios federais prontos para a atividade. O Brasil tem condições de se tornar o maior produtor de peixe do mundo”, destacou.

No evento, o governador André Puccinelli entregou ao ministro a licença ambiental de instalação e operação dos parques aquícolas nos reservatórios da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira. Para Crivella, um exemplo para o país. “É preciso fazer no resto do Brasil o que foi feito aqui em Mato Grosso do Sul. Dá-se a licença ambiental, em seguida é lançado um edital para que os pescadores sejam proprietários de lote aquífero nas águas da união. É importante também que as empresas se animem, pois hoje não tem mais imposto no peixe. A lucratividade é alta”, explicou.

Segundo o ministro, o Brasil pode produzir 20 milhões de toneladas de peixe por ano, em apenas 1% das áreas geográficas dos reservatórios, sendo que em outros países ocupam 4%. A viabilidade da atividade é testificada quando comparada à produção da pecuária. “Em um hectare de terra é possível produzir mil quilos de carne bovina, em um hectare de lâmina d'água pode ser produzido 100 toneladas de pescado”, disse.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.