Mato Grosso do Sul quer zerar analfabetismo, diz professora

Imagem: Regina Souza, professora da UFMS, diz que o pacto nacional é um grande desafio para a maioria das cidades e o País.
Regina Souza, professora da UFMS, diz que o pacto nacional é um grande desafio para a maioria das cidades e o País.
03/04/2013 - 11:23 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

Governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios assinaram o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Mato Grosso do Sul assumiu o compromisso formal em agosto do ano passado para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Para falar sobre o assunto, a Assembleia Legislativa recebeu nesta quarta-feira (3/4) a professora doutora Regina Aparecida Marques de Souza, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). No Estado, segundo ela, 9% das crianças de oito anos não estão alfabetizadas. “Isso é um índice muito alto”, afirmou.

Em todo o País, são analfabetas 15,2% das crianças aos oito anos. Regina acredita que o caminho para reduzir esses números está na formação continuada dos professores. “O pacto nacional é um grande desafio para a maioria das cidades e para o País”, disse.

Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita, o domínio das correspondências grafofônicas e a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

As ações do pacto apoiam-se em quatro eixos de atuação: formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo; materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; avaliações sistemáticas; e gestão, mobilização e controle social.

A professora doutora Regina Aparecida Marques de Souza ocupou a tribuna por solicitação do líder no governo na Assembleia, deputado Junior Mochi (PMDB).
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.