Recordações marcam festa de 350 anos dos Correios na AL

Imagem: Funcionários dos Correios sào homenageados na Assembleia.
Funcionários dos Correios sào homenageados na Assembleia.
15/04/2013 - 21:19 Por: Talitha Moya    Foto: Roberto Higa

Os 350 anos de criação dos Correios foram comemorados em uma solenidade especial na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Por proposição do deputado Cabo Almi (PT), funcionários que fizeram e continuam a construir a história da instituição no Estado receberam homenagens na noite desta segunda-feira (15/4).

Entre as 20 maiores empresas do Brasil, de acordo com a classificação feita pelas Melhores da Revista Exame, e uma das 30 primeiras empresas do ranking Valor 1000 do jornal Valor Econômico, os Correios colecionam prêmios e resultados. Em 2012, a empresa foi apontada pela 11ª vez consecutiva como a instituição mais confiável do Brasil. Com 1.600 funcionários, os Correios em Mato Grosso do Sul conquistaram pela terceira vez a categoria de melhor lugar para se trabalhar, segundo pesquisa feita com funcionários de agências de todo o Brasil.

Para João Rocha, diretor regional dos Correios no Estado, o reconhecimento é resultado de muito trabalho e valorização dos seus empregados. “É uma empresa pública que garante estabilidade, bom salário, condições de ascensão e diversos outros benefícios inerentes à carreira”, avalia João, que foi agraciado durante o evento com a Medalha de Mérito Legislativo.

Exemplo de carreira longa na instituição, Waldomiro José Figueiredo, de 68 anos, deixou a profissão de professor há 37 anos após passar em um concurso público dos Correios. Em 1° de julho de 1976, começou na função de auxiliar de escritório e de lá até hoje, fez uma carreira bem sucedida. Mesmo depois de se aposentar por tempo de serviço, continua ativo na empresa. “Hoje sou agente de Correios de suporte e me sinto muito bem onde trabalho”, conta.

Aos 88 anos, o funcionário aposentado Agostinho Mota lembra quando era guarda-fios dos Correios, cargo que ocupou durante 25 anos até se aposentar em 1971. “Naquela época, experiência valia muito. Só não fui diretor da empresa, mas fui encarregado de vários serviços, chefe de vários setores e até motorista”, recorda-se o ex-guarda-fios, que há quase 30 anos atua como o Papai Noel dos Correios. “É uma satisfação e orgulho poder fazer algo pela empresa e arrancar risos das crianças”.

A solenidade na Casa de Leis rendeu homenagens a diversos representantes da instituição que foram condecorados com troféus. A sessão especial também ficou marcada pelo lançamento do selo comemorativo ao aniversário de 350 anos dos Correios. “São 350 anos encurtando distâncias e facilitando a vida dos brasileiros. Com o advento da internet, chegamos a pensar que os Correios seriam prejudicados, mas pelo contrário, a empresa só se fortaleceu”, ressaltou o deputado Cabo Almi ao citar as 40 milhões de entregas feitas pela instituição diariamente em todo o País. “Faço aqui minha homenagem a todos os funcionários, em especial aos carteiros que enfrentam as dificuldades no dia a dia, sol, chuva para entregar nossas correspondências de forma segura”, arrematou o parlamentar.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.