Deputados vão a Brasília para solucionar de vez conflito fundiário

Imagem: Deputado Jerson Domingos vai procurar outras assembleias para que se somem ao movimento.
Deputado Jerson Domingos vai procurar outras assembleias para que se somem ao movimento.
23/05/2013 - 13:34 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Chega ao ponto extremo o processo de demarcação de terras indígenas em Mato Grosso do Sul. Produtores rurais clamam pela paz no campo. Desesperados, eles ocuparam as galerias da Assembleia Legislativa durante sessão desta quinta-feira (23/5), para pedir uma solução definitiva para o problema. Os deputados estaduais provocaram a bancada federal para reagir diante do impasse, que tem gerado insegurança e até mortes por todo o Estado.

O presidente da Casa de Leis, deputado Jerson Domingos (PMDB), determinou que todos os demais parlamentares formem uma comissão permanente para que, junto com a bancada federal, pressionem os órgãos federais para encontrar uma saída e pôr fim ao conflito. “Exigimos que os oito deputados federais e três senadores tomem providências. Não permitimos a omissão da nossa bancada federal, responsável por defender os interesses do Estado”, disse o presidente.

Em um ato de solidariedade, Jerson e outros deputados irão na tarde de hoje à fazenda Buriti, em Sidrolândia, de propriedade do ex-deputado estadual Ricardo Bacha, que está invadida pelos índios. “Vamos tomar conhecimento in loco daquilo que está acontecendo”, esclareceu. O presidente decidiu ainda que uma nota será divulgada à imprensa para informar à sociedade o posicionamento da Assembleia Legislativa com relação ao conflito fundiário existente.

Jerson irá procurar as Assembleias de Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Paraná para que se somem ao movimento. “Eles estão passando pelo mesmo problema. Precisamos nos unir para tornar o nosso apelo mais forte”.

Alternativas - Semanalmente, o assunto do conflito fundiário indígena é tema de debate entre os deputados estaduais, inclusive, várias propostas foram apresentadas em plenário para pôr fim ao problema. No entanto, o que está faltando é a prioridade do Governo Federal. Essa é a opinião de todos os parlamentares.

“Este assunto não é novo. A Assembleia Legislativa chegou a ser palco de uma grande audiência pública, que teve presente mais de 20 representantes do governo federal. Nós, deputados estaduais, já apresentamos várias sugestões, entre elas a indenização aos proprietários rurais”, afirmou o deputado Pedro Kemp (PT).

Outra alternativa apresentada por Kemp são as terras devolutas. “Estive na Superintendência do Patrimônio da União e obtive a informação que existem 32 mil hectares de terras confiscadas na região Sul do Estado. Essas terras podem ser utilizadas pelos índios sem mexer com a vida dos proprietários rurais. Saídas existem, o que falta é a prioridade na agenda da União”, explicou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.