Embrapa comemora 40 anos com homenagens na ALMS

Imagem: Homenagens às três unidades da Embrapa localizadas em MS foram feitas no plenário júlio Maia.
Homenagens às três unidades da Embrapa localizadas em MS foram feitas no plenário júlio Maia.
24/05/2013 - 21:31 Por: Marithê Cogo    Foto: Giuliano Lopes

Ao som de chamamé e música gaúcha, os 40 anos da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) foram comemorados na noite desta sexta-feira (24/5), durante sessão solene, no plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, proposta pelo deputado Marcio Fernandes (PTdoB).

Durante a cerimônia, a Embrapa Gado de Corte, Embrapa Agropecuária Oeste e a Embrapa Pantanal foram homenageadas com o diploma “Ordem Honorífica de Mérito Guaicurus”, em reconhecimento ao trabalho dedicado em prol do meio ambiente, ciência e tecnologia, com ações que buscam o desenvolvimento e o progresso das gerações presentes e futuras.

Para o chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Cléber Oliveira Soares, a homenagem representa o reconhecimento do excelente trabalho realizado pelas três unidades sediadas no Estado. “O país está celebrando os 40 anos da Embrapa com muita alegria. Deixamos de ser dependentes da importação de alimentos, para um dos maiores produtores mundiais. Hoje a cada bife colocado à mesa de um consumidor brasileiro existe participação da pesquisa da Embrapa”.

A diretora-executiva de administração e finanças da Embrapa Nacional, Vânia Castiglioni, destacou a importância de construir um país pujante desde a década de 70. “Nesses 40 anos podemos dizer que correspondemos a todos os desafios e trabalhamos sempre a favor da pecuária, produção interna e exportação”.

Diversos colaboradores da área administrativa, pesquisa e campo também receberam diplomas de “Honra ao Mérito” por sua contribuição à pesquisa nacional elevando o patamar da Embrapa.

“Primeiro é uma honra imensa receber esta homenagem. Em 1987 eu estava entrando nesta empresa. Já se passaram 25 anos e hoje posso dizer com orgulho que ela faz parte da minha vida. Tudo que eu tenho veio da Embrapa, a minha vida é a Embrapa”, disse, emocionado, o técnico da Embrapa Gado de Corte, José Carlos Peixoto.

Durante o discurso, o deputado Marcio Fernandes, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, ressaltou o sucesso e a importância da empresa para o Estado. “A Embrapa é uma dessas instituições que, quando está envolvida em algum projeto, podemos ter a certeza de que tal empreendimento só poderá ter sucesso, pois confiabilidade é seu sobrenome. As três unidades têm uma enorme importância e participação no desenvolvimento do Estado”.

Histórico - Criada em 26 de abril de 1973 como principal instrumento na reformulação da pesquisa agropecuária brasileira, a Embrapa foi parte efetiva da revolução agrícola que tornou o Brasil um dos líderes mundiais em tecnologias para agricultura tropical. Em Mato Grosso do Sul, a primeira unidade criada foi a Embrapa Gado de Corte, em 1974, com objetivo de desenvolver a cadeia produtiva da bovinocultura de corte.

No ano seguinte ocorreu a instalação da Embrapa Agropecuária Oeste, localizada em Dourados, para dar suporte ao desenvolvimento de uma fronteira agrícola de grande potencial econômico. Também, em 1975, foi instalada em Corumbá a Embrapa Pantanal, uma das 47 unidades da empresa, que tem a missão de viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade do Pantanal, com o foco no agronegócio e no uso dos recursos naturais em benefício da sociedade.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.