Inscrição para 4º Parlamento Jovem tem início na sexta-feira

Imagem: Inscrições para o Parlamento Jovem vão até o dia 30 de agosto.
Inscrições para o Parlamento Jovem vão até o dia 30 de agosto.
12/08/2013 - 10:41 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Tem início nesta sexta-feira (16/8), o período de inscrição para as escolas participarem da 4ª edição do Parlamento Jovem Sul-Mato-Grossense. Os candidatos podem ser alunos da rede estadual ou de colégios particulares, regularmente matriculados no 1º ou 2º anos do ensino médio, com até 18 anos. O prazo de inscrição vai até o dia 30 deste mês.

As atividades da 4ª edição do Parlamento Jovem já começaram na manhã de hoje, com uma reunião, realizada no plenário Júlio Maia, com diretores de escolas interessadas em participar do projeto. Sob a direção da professora mestre Clarice Maciel Sousa Chaves, a Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet fez a apresentação do regulamento do projeto.

O Parlamento Jovem, instituído pela Resolução 026/2005 e alterado pela Resolução 10/2006, de autoria do deputado Antônio Carlos Arroyo (PR), tem o objetivo de formar e promover a consciência política e a liderança entre jovens e adolescentes sul-mato-grossenses.

De 1º a 30 de outubro acontece a campanha eleitoral nas unidades de ensino. Dia 5 de novembro ocorre a eleição das 8h às 11h, das 13h às 16h e das 19h às 21h. A divulgação do resultado final da eleição será até o dia 5 de dezembro. A diplomação e posse dos candidatos eleitos e respectivos suplentes será nos dias 20 e 21 fevereiro de 2014.

Serão 24 deputados estudantes titulares e 24 suplentes. Essas vagas vão ser distribuídas proporcionalmente ao número de estudantes votantes, sendo as escolas distribuídas em dois grupos: rede estadual e escolas privadas.

Experiência de vida - O Parlamento Jovem é uma experiência incrível que marca a vida de quem participa. “O aluno que faz parte do projeto se torna mais disciplinado e responsável, com um maior conhecimento para ser multiplicador dentro do seu ambiente estudantil e em sua comunidade. Se esse aluno almejar uma carreira política, terá uma base forte pela capacitação recebida no projeto”, destaca Clarice Maciel.

É o caso da deputada estudante Natália Quintana, da 2ª edição do Parlamento Jovem. Na última eleição municipal, ela foi candidata a vereadora e obteve cerca de 700 votos. “Ela foi bastante participativa dentro do projeto, decidiu pela carreira política e fez uma bonita campanha eleitoral”, disse a diretora da Escola do Legislativo.

A SED (Secretaria de Estado de Educação) é parceira do Parlamento Jovem, divulgando o projeto nas escolas. “Constatamos que as escolas têm recebido muito bem o projeto. Percebemos também que os alunos que passaram pelo Parlamento Jovem saem bem preparados politicamente. Eles conhecem todo o processo eleitoral e os eleitos participam mesmo da vida pública”, afirma Rosemari Oliveira, técnica pedagógica da secretaria.

Durante um ano de mandato, os deputados estudantes podem apresentar um projeto de lei por mês. Caso apadrinhadas pelos deputados estaduais, as propostas poderão até mesmo se tornar leis. “Observamos que os deputados estudantes têm buscando projetos dentro da comunidade, principalmente nas áreas de saúde e educação”, diz Rosemari.

Segundo o major Zanatta, chefe da coordenação pedagógica do Colégio Militar, a participação dos alunos no processo eleitoral foi o fato que determinou o envolvimento da escola no projeto. “As escolas não têm no seu currículo o estudo do sistema político brasileiro. Por isso, a importância do Parlamento Jovem.”

O TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) é quem prepara a eleição. “O Tribunal participa com empréstimo de urnas eletrônicas, assim também como a equipe técnica responsável em fazer esses equipamentos funcionarem no dia da eleição. E a Escola do Judiciário do TRE é quem realizará a diplomação dos eleitos”, explica Waldercy de Souza Esteves, chefe de logística de eleições do TRE.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.