Advogados de destaque no Estado recebem medalha Jorge Siufi

Imagem: Sessão solene proposta pelo deputado Marquinhos Trad lotou plenário Júlio Maia.
Sessão solene proposta pelo deputado Marquinhos Trad lotou plenário Júlio Maia.
13/08/2013 - 21:30 Por: Talitha Moya    Foto: Roberto Higa

Quando ainda menina, Tatiana Azambuja Ujacow, hoje com 47 anos, já cultivava a admiração pela advocacia. O interesse de criança só aumentou e, em 2013, ela completa quinze anos no Direito. A advogada e outros 31 colegas de profissão foram os homenageados com a medalha do Mérito Advocatício de Mato Grosso do Sul “Jorge Antonio Siufi”. A honraria foi entregue aos profissionais na noite desta terça-feira (13/8) pela atuação de destaque no Estado. O evento foi proposto pelo deputado Marquinhos Trad (PMDB).

Para Tatiana, a homenagem é carregada de emoção porque a faz recordar quando a profissão lhe despertou sonhos. Nascida em Dourados, ela conta que a admiração pela advocacia foi herdada do pai Josephino Ujacow, um advogado conceituado em Mato Grosso do Sul que dispõe de 48 anos de carreira. “Aprendi a respeitar a profissão e hoje prego por um direito solidário e mais contextualizado com as questões sociais”, ressalta Tatiana, que atua na área de assuntos indígenas. “É uma grande paixão”, admite ela, que dedicou a honraria à mãe Sônia Azambuja, falecida há um ano.

Ser homenageada entre outros advogados de destaque foi um momento inesquecível para a advogada criminalista Rejane Alves de Arruda, que tem 17 anos de carreira, com mestrado e doutorado na PUC de São Paulo. “É um sentimento de total lisonjeio receber esta medalha, ser homenageada como advogada, mas também como mulher advogada”, afirmou. Para Rejane, as mulheres têm se destacado cada vez mais na área jurídica com empenho e força de trabalho, “exercendo um papel imprescindível na justiça”.

O evento dedicou homenagens ao campo-grandense Jorge Antonio Siufi que dá nome à medalha como prevê a lei criada pelo deputado Marquinhos Trad, que também é advogado. Siufi advogou por quase 50 anos e faleceu em 2011 aos 78 anos deixando uma trajetória jurídica de destaque. “Se falarmos do meio jurídico e não citarmos o nome de Jorge Antonio Siufi, estaremos apagando parte da história de Mato Grosso do Sul. Nada mais justo do que esse nome para a medalha porque ele foi um profissional que trilhou um caminho ético, que se fez um grande homem e um grande advogado que é hoje exemplo para novas gerações”, afirmou Trad.

Outorgada pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul, a sessão solene homenageou 32 profissionais que tiveram destaque na advocacia sul-mato-grossense, sendo 7 deles representantes da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso do Sul).
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.