Assembleia Legislativa discutirá violência contra mulheres

Imagem: Conforme Mara Caseiro, audiência visa discutir situação das mulheres sul-mato-grossenses.
Conforme Mara Caseiro, audiência visa discutir situação das mulheres sul-mato-grossenses.
26/09/2013 - 11:46 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

O índice de mulheres vítimas de homicídios em Mato Grosso do Sul é maior que o percentual nacional, segundo pesquisa divulgada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Entre 2009 e 2011, o Brasil registrou 16,9 mil mortes de mulheres por conflito de gênero, especialmente em casos de agressão perpetrada por parceiros íntimos. O dado aponta uma taxa de 5,82 casos para cada grupo de 100 mil mulheres no País, enquanto no Estado o índice chega a 6,44.

Mato Grosso do Sul ocupa a 14ª colocação no ranking das unidades da federação com mais assassinatos. O fato motivou a deputada Mara Caseiro (PTdoB) a propor uma audiência pública para discutir a violência contra a mulher. De acordo com a parlamentar, o evento deve acontecer no mês de novembro e contará com o apoio da deputada Dione Hashioka (PSDB).

“A Lei Maria da Penha, destinada a combater a violência doméstica e de gênero, encorajou as mulheres a delatarem os crimes praticados por seus parceiros, o que provocou o aumento das denúncias. Quanto aos homicídios, temos que debater medidas para reduzir os números. Vamos realizar a audiência pública e discutir novamente a situação das mulheres sul-mato-grossenses. Acredito que é uma questão de conceitos. Vivemos numa sociedade machista, por isso é necessário trabalhar a educação das nossas crianças e adolescentes, visando a formação de cidadãos que não excluem, mas que respeitam”, disse Mara Caseiro.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.