AL homenageia médico Juberty de Souza e deputado Biffi

Imagem: Sessão solene para a entrega de títulos foi conduzida pelo deputado Lauro Davi.
Sessão solene para a entrega de títulos foi conduzida pelo deputado Lauro Davi.
30/09/2013 - 19:58 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Roberto Higa

Na noite desta segunda-feira (30/9), o deputado estadual Lauro Davi (PSB) entregou o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense ao médico Juberty Antônio de Souza. A solenidade, realizada no plenário Júlio Maia da Assembleia Legislativa, também foi uma grande homenagem ao deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT).

“O espírito desta solenidade é o de justiça. Estamos reconhecendo o trabalho realizado por duas personalidades que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Acompanho o trabalho de Antônio Carlos Biffi, desde 1976, quando ainda era Mato Grosso. À frente dos movimentos sociais, Biffi sempre defendeu o trabalhador. Há 12 anos conheci o médico Juberty, que nos auxiliou no processo de reformulação do sistema de saúde do servidor público, buscando, acima de tudo, qualidade no serviço prestado”, afirmou Lauro Davi.

Psiquiatra clínico há 34 anos, Juberty Antônio de Souza atende na Santa Casa de Campo Grande, Hospital Universitário, Hospital Regional, Clínica Carandá, Clínica Santa Rita, Hospital Nosso Lar e em seu consultório particular. Autor de vários livros sobre saúde mental, Juberty atua em atividades relacionadas à prevenção, intervenção e ações educativas na área de dependência química.

Juberty já foi presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Psiquiatria, membro da Diretoria Executiva da Associação Brasileira de Psiquiatria, membro do Conselho Estadual Anti-Drogas e presidente do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul.

Contribuiu na organização do Serviço de Psiquiatria da Santa Casa de Campo Grande, do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, do Programa de Residência Medica em Psiquiatria da Santa Casa e do Hospital Universitário da UFMS (Universidade Federal de MS), além de diversos órgãos públicos ligados à prevenção, tratamento e reabilitação de dependentes químicos.

“Nasci em São Paulo e fugi de lá por causa da ditadura militar, que destruiu minha família. Em Mato Grosso do Sul, servi ao Exército e cursei Medicina. Retornei a São Paulo para fazer especialização e tive a oportunidade de lá morar novamente, mas jamais abandonarei meu Mato Grosso do Sul. Estar recebendo esta homenagem é motivo de muito orgulho”, disse Juberty.

Formado em pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Tupã (SP), o professor Antônio Carlos Biffi sempre lutou em defesa dos direitos dos trabalhadores e da educação pública. Foi fundador e presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e vice-presidente da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação). Contribuiu também na consolidação do Partido dos Trabalhadores no Estado.

Em sintonia com os movimentos sociais, Biffi participou diretamente de importantes momentos políticos, entre eles as campanhas “Diretas Já”, “Anistia, Ampla, Geral e Irrestrita”, “Luta Pela Terra” e “Combate à Fome”. Foi secretário de Estado de Administração e também de Educação, tendo implantado o programa educacional de combate ao analfabetismo no Estado, denominado Cursinho Popular.

Exercendo o terceiro mandato de deputado federal, Biffi é responsável por importantes projetos educacionais, com destaque para a implantação de 10 escolas técnicas federais, nos municípios de Campo Grande, Três Lagoas, Aquidauana, Coxim, Corumbá, Ponta Porã, Dourados, Jardim e Naviraí, e a construção de 95 Centros de Educação Infantil em todos os municípios de Mato Grosso do Sul.

“Com muita honra recebo este Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense. Tenho uma militância no movimento sindical, especialmente junto aos trabalhadores da educação. Na Câmara Federal temos uma bandeira muito forte, a da Educação. Sinto-me lisonjeado por esta honraria. Já lutei muito por este Estado e, com esta homenagem, fico fortalecido para trabalhar ainda mais”, ressaltou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.