MS é o 2º no País em jovens que trabalham e não estudam

Imagem: De acordo com o deputado Pedro Kemp, o ensino médio brasileiro precisa de uma reforma urgente.
De acordo com o deputado Pedro Kemp, o ensino médio brasileiro precisa de uma reforma urgente.
02/10/2013 - 12:24 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que Mato Grosso do Sul tem o segundo maior percentual de trabalhadores na faixa etária de 14 a 17 anos fora da escola. Na sessão desta quarta-feira (2/10), o deputado estadual Pedro Kemp (PT) chamou a atenção para a necessidade de implantar políticas públicas, visando integrar o ensino médio com a profissionalização.

“O grande desafio é que esses adolescentes trabalhem, sem abandonarem os bancos escolares. Os nossos adolescentes precisam concluir o ensino médio e entrar na faculdade. Atualmente, o diploma é imprescindível para disputar uma vaga qualificada no mercado de trabalho”, disse.

Segundo Kemp, a evasão no ensino médio se tornou um grande problema para o MEC (Ministério da Educação). A explicação para isto é o excesso de disciplinas na grade curricular, conteúdos fragmentados, falta de capacitação dos professores do ensino médio e ausência de laboratórios e bibliotecas.

“É preciso uma reforma no ensino médio brasileiro. É necessário tornar a escola estimulante para que os jovens não desistam dos estudos e lutem para entrar no ensino superior”, afirmou Kemp.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.