Ferrovia é a melhor alternativa para o Pacífico, garante Tetila

Imagem: Conforme Tetila, por meio dessa rota seria possível atingir 70% do mercado consumidor.
Conforme Tetila, por meio dessa rota seria possível atingir 70% do mercado consumidor.
03/10/2013 - 12:15 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

Especialista e mestre em Geografia Física, o deputado Laerte Tetila (PT) defendeu, nesta quinta-feira (3/10), na Assembleia Legislativa, o uso do transporte ferroviário para o escoamento da produção até o Oceano Pacífico.

Segundo Tetila, as principais vantagens do uso da ferrovia Norte-Sul são a redução de custo e do trajeto, que será 7 mil quilômetros menor. “Cem vagões transportam o mesmo volume de 357 caminhões”, explicou.

Por meio dessa rota, seria possível atingir 70% do mercado consumidor. Hoje, o governo estuda o transporte dos produtos até o Pacífico por meio de rodovias.

Uma expedição organizada pelo Setlog-MS (Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística) busca um caminho que chegue aos portos chilenos viabilizando uma rota alternativa para o escoamento da produção de Mato Grosso do Sul pelo Oceano Pacífico.

A "Expedição Rota da Integração - Unindo Povos, Ligando Oceanos" conta com 93 pessoas, representando empresários e políticos do Estado. Ela saiu de Campo Grande no dia 27 de agosto, a bordo de 28 caminhonetes.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.