Teixeira quer questão fundiária na pauta da eleição presidencial

Imagem: Para o deputado, o problema deve ser resolvido exclusivamente pela União.
Para o deputado, o problema deve ser resolvido exclusivamente pela União.
22/10/2013 - 12:11 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Os conflitos fundiários indígenas aumentam a cada dia. De acordo com o deputado Zé Teixeira (DEM), hoje em Mato Grosso do Sul são mais de 120 áreas em conflito. Na sessão desta terça-feira (22/10), o parlamentar fez um apelo para que o tema seja discutido na campanha eleitoral para a Presidência da República.

“Este problema deve ser resolvido exclusivamente pela União. Até hoje foram jogadas palavras ao vento. Nada foi resolvido, pelo contrário, o conflito aumenta a cada dia. Este assunto não pode morrer, por isso vamos cobrar que seja debatida uma solução durante a campanha eleitoral para a Presidência da República”, destacou o deputado.

De acordo com o parlamentar, no Brasil existem 505 áreas indígenas na superfície total de 106 milhões e 700 mil hectares. “Isso equivale a 12,5% do território brasileiro. O que nos assusta são os interesses de organizações internacionais pela mineração. Os índios acabam sendo insuflados para invadir as terras particulares, cooptados financeiramente por esses grupos”, afirmou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.