Profissionais da saúde recebem Comenda Vespasiano Martins

Imagem: Comenda Vespasiano Martins foi entregue a profissionais da saúde no plenário da AL.
Comenda Vespasiano Martins foi entregue a profissionais da saúde no plenário da AL.
29/10/2013 - 20:51 Por: Marithê Cogo    Foto: Roberto Higa

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou na noite desta terça-feira (29/10) uma sessão solene proposta pela deputada Mara Caseiro (PTdoB), 3ª vice-presidente da Casa de Leis, para a entrega da Comenda Vespasiano Barbosa Martins. Foram homenageadas 23 personalidades que se destacam na área da saúde.

“Hoje é um dia especial em que podemos lembrar de um grande homem, médico e político, que foi Vespasiano Martins. E homenagear os atuais profissionais com esta honraria é justo, na verdade um grande privilégio”, exaltou a deputada.

Representando os homenageados, o médico cardiologista Alfredo Arruda também destacou a história de vida de Vespasiano Martins e disse que receber a homenagem é um grande reconhecimento profissional. “Em todas as épocas tivemos médicos que se destacaram. Vespasiano Martins foi um deles, porque além de médico era um grande líder político. Por isso, me sinto honrado em receber esta homenagem com o nome dele como forma de reconhecimento profissional”.

O evento foi acompanhado por parentes, amigos e convidados dos homenageados, além da presença ilustre da bisneta de Vespasiano Martins, Fabiana Martins Jallad, que emocionada lembrou do grande herói de sua vida. “É uma honra ver essas pessoas receberem esse prêmio com o nome do meu bisavô. Ele representa um grande herói, que lutava com bravura pelos seus ideais. Quem dera se tivéssemos mais 'Vespasianos' pelo mundo”, disse.

Vespasiano Martins - A comenda leva o nome do médico Vespasiano Barbosa Martins, que também foi prefeito de Campo Grande por três vezes, governador da Revolução Constitucionalista de 1932 e senador por dois mandatos pelo então estado de Mato Grosso.

Em 1936, Vespasiano foi vítima de um atentado, que o feriu gravemente e ao senador João Vilas Boas. O crime foi encomendado por Mário Correia da Costa, então governador do Mato Grosso, incomodado pela crescente oposição da Aliança Mato-Grossense.

Ele foi atingido por três tiros, um no braço esquerdo, um no ombro direito e outro na coxa, mas sobreviveu. Em 1952, teve um infarte que comprometeu grande parte de seu coração. Retirou-se da vida pública três anos depois, quando acabou seu último mandato como senador, e faleceu em janeiro de 1965, em Campo Grande.

Homenageados - Ricardo Alexandre Corrêa Bueno, Luiz Carlos Cristaldo Ribeiro, Aurelia Brioschi, Eliane Cristina Figueiredo Brilhante, Wilson Rodrigues de França, Sebastião Nogueira Faria, Abadia Gomes dos Santos, Adão Dauzacker, Luiz Dilmar Bogado Miranda, Vera Lucia de Melo Matos, Maria Aparecida Pires de Carvalho, Leika Aparecida Ishiyama Geniole, Elaine Cristina Fernandes Baez, Nilo Sérgio Laureano Leme, Cecília Helena Caseiro Oliveira, Renato Barbosa de Rezende, Crhistina Paula Naste Shirado, Karin Taise Matsuoca, Nelson Trad Filho, Alfredo Arruda, Ed Carlo Britto Burgatt, Livio Viana de Oliveira Leite e Iraci Marques Vendramini.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.