Laerte Tetila destaca Dia Internacional do Deficiente Físico

Imagem: Deputado lembrou do Dia Internacional do Deficiente Físico, comemorado nesta terça-feira.
Deputado lembrou do Dia Internacional do Deficiente Físico, comemorado nesta terça-feira.
03/12/2013 - 14:23 Por: João Humberto    Foto: Giuliano Lopes

O deputado Laerte Tetila (PT), presidente da Comissão de Trabalho, Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, ocupou a tribuna durante a sessão, nas explicações pessoais, para lembrar do Dia Internacional do Deficiente Físico, celebrado nesta terça-feira (3/12). Ele falou que Mato Grosso do Sul possui projetos interessantes para beneficiar pessoas que apresentam deficiências de quaisquer tipos.

Como exemplo, citou que em Dourados foi criado o primeiro centro social do Estado voltado ao atendimento de portadores de necessidades especiais. Projeto semelhante para a criação de centros de atendimentos em todo o território sul-mato-grossense, de autoria de Tetila, tramita na Casa de Leis, conforme informou o parlamentar.

Tetila explicou que centros como o de Dourados não são difíceis de ser construídos. “Esses centros podem ser construídos com recursos provenientes do FIS [Fundo de Investimento Social] ou então por meio de parcerias. É interessante, pois as pessoas com deficiência também podem ter aulas em cursos técnicos e já sair preparadas para o mercado de trabalho”, reforçou o deputado.

Ainda na tribuna, Laerte Tetila lembrou do poeta Lino Villachá, que se tornou símbolo da resistência e coragem entre os mais de cinco mil hansenianos que já passaram pelo Hospital São Julião. “Ele teve as pernas amputadas e os movimentos limitados ao longo dos anos em que permaneceu internado no hospital. Mesmo sem as mãos, ele improvisou um jeito de escrever seus poemas, crônicas e relatórios. Seu legado pode ser conferido em vários livros. Em 1994 ele veio a falecer”.

As pessoas portadoras de necessidades especiais estão cada dia mais conquistando seu espaço, seja na educação, no mercado de trabalho, enfim, em diversas áreas, de acordo com Tetila. “Mato Grosso do Sul tem desenvolvido um grande trabalho no sentido de propor ações que integrem essas pessoas”, pontuou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.