Frente parlamentar promove intercâmbio de projetos ambientais

Imagem: Deputado Junior Mochi participou do evento no plenarinho Nelito Câmara.
Deputado Junior Mochi participou do evento no plenarinho Nelito Câmara.
11/12/2013 - 16:51 Por: Paulo Fernandes    Foto: Roberto Higa

A Assembleia Legislativa foi palco nesta quarta-feira (11/12) do encontro de vereadores interessados em trocar experiências, ideias e projetos ambientais. A Frente Parlamentar de Vereadores Ambientalistas de Mato Grosso do Sul avaliou os primeiros seis meses de trabalho.

Líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado Junior Mochi (PMDB) destacou o papel da Frente Parlamentar em defesa do Meio Ambiente. “É importante ter uma frente parlamentar para que junto com vários outros organismos possa ter subsídios técnicos e aprimorar a legislação ambiental”, disse. Mochi e o vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Amarildo Cruz (PT), foram os proponentes da realização do evento na Casa de Leis.

Implantada em 7 de junho de 2013, a Frente Parlamentar tem o objetivo de estimular a participação dos representantes municipais nas discussões ligadas ao meio ambiente e à sustentabilidade, fortalecer ações locais relacionadas ao desenvolvimento sustentável, aos recursos hídricos, saneamento, gestão de resíduos sólidos e educação ambiental e promover intercâmbio de ideias e projetos, entre outros.

Até o momento, a frente já conta com 132 vereadores de 49 municípios. “Cada vez mais, os parlamentares de todos os partidos e ideologias entendem que não precisam necessariamente ter um rótulo de ambientalista para pensar ações em relação a este tema”, contou o coordenador da região Centro-Oeste, vereador campo-grandense Eduardo Romero (PTdoB). “A pauta ambiental é muito intensa e a intenção da Frente Parlamentar é que possamos ajudar uns aos outros”, acrescentou.

Para o diretor da Fundação SOS Mata Atlântica e coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista do Brasil, Mario Mantovani, a troca de experiência dos vereadores pode ajudar a multiplicar iniciativas como o IPTU Verde, um incentivo ambiental aos contribuintes.

Participam da frente vereadores dos municípios de Amambai, Anastácio, Alcinópolis, Aral Moreira, Aquidauana, Bataypora, Brasilândia, Bodoquena, Bonito, Bataguassu, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Corguinho, Coxim, Corumbá, Cassilândia, Chapadão do Sul, Campo Grande, Dourados, Eldorado, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Jaraguari e Jardim.

Também fazem parte parlamentares municipais de Japorã, Jateí, Nioaque, Nova Andradina, Paranhos, Paraíso das Águas, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste, Santa Rita do Pardo, Sidrolândia, Três Lagoas, Fátima do Sul, Miranda, Porto Murtinho, Rio Verde, Ladário, Bela Vista, Camapuã, Bandeirantes, Rio Negro, Sete Quedas, Maracaju e Mundo Novo.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.