Orro apresenta PEC para garantir ensino em período integral

Imagem: Intenção de Felipe Orro é buscar melhores condições para o processo educacional em MS.
Intenção de Felipe Orro é buscar melhores condições para o processo educacional em MS.
08/04/2014 - 12:10 Por: Nathália Barros    Foto: Giuliano Lopes

Em Mato Grosso do Sul, o ensino fundamental pode passar a ser oferecido em período integral. É o que determina o PEC (Projeto de Emenda Constitucional) apresentado pelo deputado estadual Felipe Orro (PDT) durante a sessão desta terça-feira (8/4).

O Projeto de Emenda Constitucional acrescenta um inciso ao artigo 190 da Constituição Estadual, que trata sobre a educação. Conforme a matéria, o Estado terá o dever de oferecer, progressivamente, educação em período integral aos alunos do ensino fundamental.

“Nossa intenção é buscar as melhores condições para o processo educacional em nosso Estado, uma vez que, na atualidade, é majoritário entre os pensadores em educação, a necessidade de implementar-se o turno integral, como forma de superação dos problemas extraescolares e que geralmente deturpam a vida de nossa juventude”, argumenta.

Na justificativa anexa ao projeto, Orro inclui dados apresentados pelo site “Educar para Crescer”, que enumera 10 vantagens do ensino em período integral. Entre os pontos destacados estão a melhora no rendimento do aluno, afastamento do risco social e melhora na convivência familiar.

A proposta foi subscrita pelos deputados Amarildo Cruz (PT), George Takimoto (PDT), Junior Mochi (PMDB), Laerte Tetila (PT), Lauro Davi (Pros), Lidio Lopes (PEN), Mara Caseiro (PTdoB), Marcio Monteiro (PSDB) e Onevan de Matos (PSDB).
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.