Livro conta aventura da colonização de MS na década de 50

Imagem: Obra de Mazé Torquato Chotil foi lançada na Assembleia Legislativa por proposição do deputado Cabo Almi.
Obra de Mazé Torquato Chotil foi lançada na Assembleia Legislativa por proposição do deputado Cabo Almi.
24/04/2014 - 16:41 Por: Paulo Fernandes    Foto: Roberto Higa

Nova obra da escritora Mazé Torquato Chotil, “Minha aventura na colonização do Oeste” (editora ADC, 120 páginas) tem como palco uma região então desabitada e inóspita na Grande Dourados das décadas de 50 e 60. O livro, que foi lançado nesta quinta-feira (24/4), no plenário Julio Maia da Assembleia Legislativa, é uma ficção que remete a realidade de milhões de nordestinos que viveram a missão de desbravar o País.

O evento na Casa de Leis foi proposto pelo deputado Cabo Almi (PT). “É um retrato da vida das pessoas sofridas que aqui chegaram enfrentando muitas dificuldades. Ele mostra esse momento do antigo Mato Grosso [hoje Mato Grosso do Sul], de como foi colonizado. É importante para a cultura do nosso Estado”, afirmou Almi.

Para construir o romance, Mazé entrevistou os próprios pais, nordestinos que estiveram entre os protagonistas da colonização de Mato Grosso do Sul. É uma história de coragem. “Eu tenho preocupação com a preservação da memória. Eu queria que essa história não se perdesse”, explicou a escritora.

“Minha aventura na colonização do Oeste” é o 4º livro de Mazé. Apesar de residir em Paris, a escritora é brasileira. Ela é jornalista, pesquisadora, doutora em ciências da informação e da comunicação pela Universidade de Paris VIII. Mazé escreveu também “Lembranças do sítio”, “Minha Paris Brasileira” e “Ouvriere chez Bidermann: une histoire, des viés”, sobre a vida das operárias de uma empresa de confecções.

Serviço – Mais informações sobre a obra literária estão no blog http://minha-aventura-na-colonizacao-do-oest.blogspot.fr/. O livro começará a ser vendido a partir da próxima semana na livraria Cultura. O romance também será lançado em Paris, na Casa do Brasil na França, no dia 24 de maio.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.