Líderes comunitários são homenageados na Assembleia

Imagem: Lideres comunitários foram homenageados em sessão no plenário Júlio Maia.
Lideres comunitários foram homenageados em sessão no plenário Júlio Maia.
05/05/2014 - 20:10 Por: Marineiva Rodrigues    Foto: Giuliano Lopes

Líderes comunitários de diversas regiões de Campo Grande foram homenageados na noite desta segunda-feira (5/5) na Assembleia Legislativa, durante sessão solene de entrega da Comenda Francisco Vilson Vilharva Barros. O evento foi proposto pelo deputado estadual Cabo Almi (PT) e homenageou 37 lideranças.

Segundo o parlamentar, o objetivo do evento é homenagear àqueles que exercem grande importância no dia a dia de suas comunidades, atendendo aos anseios dos moradores. “Essa é uma justa homenagem a essas pessoas que, anonimamente, lutam para conseguir benefícios para seus bairros. O líder comunitário é o elemento de ligação da comunidade com os poderes públicos e, geralmente, é o primeiro a receber as reivindicações da comunidade. É a peça de mobilização mais rápida no processo de solução dos problemas comunitários”, disse.

O deputado é autor do Projeto de Resolução que criou a Medalha com o intuito de homenagear as lideranças comunitárias. O petista também é autor da lei 4.104 de 2011, que instituiu o Dia Estadual do Líder Comunitário, comemorado no dia 25 de agosto.

Líder comunitário há mais de 20 anos, o presidente do Conselho Regional do Anhanduizinho, José Arante de Souza, falou sobre a importância da homenagem. “Essa Comenda é uma forma de valorizar os líderes comunitários e reconhecer a nossa atuação frente à comunidade. Esse reconhecimento é muito importante, pois a tarefa é difícil, e nos motiva a continuar trabalhando. Vou guardar essa homenagem com muito carinho”, afirmou.

Para Saleides Lúcia de Souza Holsbak, presidente do Conselho de Segurança da Vila Nhanhá e Região, é muito gratificante receber o reconhecimento do trabalho desenvolvido junto à comunidade. “É a primeira vez que recebo uma homenagem e estou muito feliz. Sempre estive envolvida com o trabalho comunitário e sinto muito prazer em exercer minha função. Como não temos Centro Comunitário, os atendimentos são feitos na varanda da minha casa”, contou.

Outro homenageado da noite foi o presidente da Associação de Moradores do Jardim Tarumã, Marcilio Augusto de Melo. Morador há 39 anos no bairro, ele conta que ao perceber as dificuldades da região, sentiu a motivação para atuar na comunidade. “Eu nasci e cresci aqui e conheço bem a realidade do bairro. São muitos problemas enfrentados por nós moradores, mas estamos sempre lutando por melhorias. Essa homenagem não é só para mim, mas para todos os moradores do Jardim Tarumã”, disse.

Comenda - Francisco Vilson Vilharva Barros foi líder comunitário em Campo Grande. Natural de Dourados, mas radicado na Capital, criou a Associação de Moradores do bairro Dom Antônio Barbosa. Segundo Cabo Almi, ele representa a história de lutas de quem se dedica à causa.

Além de ficar por dez anos à frente da associação criada por ele, Francisco foi presidente do Conselho de Segurança do Anhanduizinho por oito anos; fundou a Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado e foi membro da diretoria da Confederação das Federações dos Conselhos de Segurança Pública do Brasil. Francisco Vilharva faleceu em dezembro de 2008.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.