Superação de conflito fundiário indígena está perto de acontecer

Imagem: Segundo Pedro Kemp, resta apenas definir valores a serem pagos pelas terras para indenização aos produtores.
Segundo Pedro Kemp, resta apenas definir valores a serem pagos pelas terras para indenização aos produtores.
17/06/2014 - 11:15 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

O Ministério da Justiça e produtores rurais de Mato Grosso do Sul avançaram nas negociações para demarcação de terras indígenas na região da Fazenda Buriti, em Sidrolândia. Na sessão desta terça-feira (17/6), o deputado Pedro Kemp (PT) usou a tribuna para informar que resta apenas a definição dos valores a serem pagos pelas terras para efeito de indenização aos proprietários rurais.

“Recebi um comunicado do Ministério da Justiça, informando que no último dia 13 de junho foi realizada uma reunião entre o governo federal e representantes dos proprietários rurais, com o objetivo de avançar num acordo sobre a terra indígena Buriti. Os termos da minuta de acordo judicial a ser homologado no Tribunal Regional Federal da 3ª Região estão pacificados, restando as divergências com relação aos valores monetários”, informou o parlamentar.

De acordo com Kemp, amanhã, em Brasília, deverá acontecer mais uma rodada de negociação. “No comunicado, o governo federal anunciou que vai realizar consultas internas, a fim de viabilizar o acordo que irá possibilitar a superação do conflito fundiário da terra indígena Buriti, dentro do prazo previsto”, acrescentou.

O deputado sugeriu que o acordo final entre produtores e indígenas seja firmado e homologado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. “Todos os deputados se empenharam para a solução deste conflito. Acreditamos que em poucos meses serão realizadas as demarcações das terras tradicionais indígenas e as indenizações aos proprietários rurais”.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.