Assembleia sedia abertura da 16ª Semana Nacional Antidrogas

Imagem: Evento foi realizado no plenário Deputado Júlio Maia.
Evento foi realizado no plenário Deputado Júlio Maia.
18/06/2014 - 12:50 Por: Diretoria de Comunicação Social - ALMS    Foto: Giuliano Lopes

Gerar consciência crítica, com o debate de assuntos relacionados ao tráfico e aos efeitos do uso de drogas, é o objetivo da 16ª Semana Nacional Antidrogas. A programação em Mato Grosso do Sul foi iniciada com a abertura oficial, realizada na Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (18/6). Participaram da solenidade representantes da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública, dos Conselhos Estadual e Municipal Antidrogas (CEAD e COMAD), da prefeitura de Campo Grande, entre outros órgãos e entidades.

Para o promotor de Justiça Sérgio Fernando Harfouche, da 27ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, que preside o CEAD, combater as drogas não é só um problema de segurança pública. "Nossa legislação vem arrefecendo no que diz respeito à responsabilidade compartilhada, mas se trata de um tripé, com o combate ao tráfico, o tratamento e a prevenção", afirmou.

Segundo o general de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha, comandante do CMO (Comando Militar do Oeste), "todos os meios disponíveis devem ser aplicados no enfrentamento das drogas". "Foi por isso que nasceu o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras, o Sisfron", ressaltou.

Dados do Ministério da Justiça, citados pelo secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, revelam que 80% das apreensões de drogas no País são realizadas em Mato Grosso do Sul, que faz fronteira seca com Bolívia e Paraguai. "Existe muito a ser feito, mas na repressão, que é atribuição da segurança pública, o trabalho está sendo feito de forma eficaz", afirmou. Em 2013, mais de 136 toneladas de drogas foram apreendidas no Estado antes de chegar aos grandes centros.

Durante a solenidade também foram homenageadas personalidades com reconhecida atuação no combate e conscientização contra as drogas em todo o Estado. A 2ª vice-presidente da Casa de Leis, deputada Dione Hashioka (PSDB), entregou o Diploma de Mérito ao delegado Cleverson Alves dos Santos. Ele é bacharel em Direto pela Universidade Euro-Americana, pós-graduado em Direito Penal, foi policial militar do Estado da Bahia e do Distrito Federal. Também é o idealizador dos projetos Costa Rica Sem Drogas, Correndo contra as Drogas, Crack não usa Crack e Mediação de Conflitos.

O doutor em psicologia clínica e da saúde, José Ricardo Nunes da Cunha, falou sobre "O impacto da liberação da maconha na vida das famílias" e defendeu ações multidisciplinares. "A família e a sociedade, infelizmente, não estão preparadas para o que está prestes a acontecer, que é a liberação do uso da maconha, e temos que, juntamente com o Estado, promover a prevenção, despertando a consciência crítica e o gosto pela vida", afirmou.

Simultaneamente à Semana Nacional Antidrogas, acontece a Semana Estadual de Enfrentamento e Combate ao Crack, instituída por lei de autoria do deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB). Até o dia 26 de junho, estão previstas palestras, incineração de drogas, formatura e comemoração dos 17 anos de existência do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) e passeio ciclístico. Outras informações podem ser obtidas no CEAD, pelos telefones (67) 3318-6910 e 3313-9422.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.