Zé Teixeira critica Cimi por acusações contra produtores rurais

Imagem: Conforme o deputado, atuação do Cimi prega a discórdia entre indígenas e setor do agronegócio.
Conforme o deputado, atuação do Cimi prega a discórdia entre indígenas e setor do agronegócio.
26/06/2014 - 11:51 Por: Talitha Moya    Foto: Giuliano Lopes

Na sessão plenária desta quinta-feira (26/6), o deputado estadual Zé Teixeira (DEM) criticou o Cimi (Conselho Indigenista Missionário) por acusar a bancada ruralista no Congresso de legislar em causa própria. Segundo o parlamentar, ONGs têm pregado ideologias em relação à demarcação de terras indígenas que não correspondem à realidade.

Conforme o parlamentar, o Cimi acusa o governo federal de atender aos interesses da bancada ruralista que viabilizaria demandas em causa própria e de latifundiários do agronegócio. “A atuação do Cimi e de outras ONGs é no sentido de pregar a discórdia entre indígenas e o setor do agronegócio brasileiro”, afirmou o deputado. “O setor rural é o carro-chefe desse País, quem alimenta os brasileiros”, emendou.

De acordo com o parlamentar, uma das críticas do Cimi é sobre a Proposta de Emenda à Constituição 215, que transfere ao Parlamento a prerrogativa de homologação de terras indígenas. “Também não concordamos com essa PEC, é inconstitucional e pode agravar o problema porque passar o processo para o colegiado é perigoso, pois envolve partidos e pode ficar tendencioso”, ressaltou.

Produtores de leite - Na mesma linha, o deputado Marcio Monteiro (PSDB) também usou a tribuna e saiu em defesa dos produtores rurais. Para o tucano, o setor contribui para o desenvolvimento do País e tem que superar dificuldades para alavancar a economia.

Monteiro lembrou do setor de laticínios que necessita de incentivos para aumentar a produção. “É preciso um plano, um fundo que objetive a desoneração do produtor para que ele possa incrementar a produção por meio do uso de tecnologias e nós parlamentares estamos debruçados sobre essa questão”, afirmou.

Segundo o parlamentar, o governo deve criar oportunidades para que o produtor possa continuar incrementando a economia do Estado.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.