Mais Médicos reduziu em 20% fluxo em hospitais, destaca Kemp

Imagem: Conforme Kemp, programa do governo federal reforçou atendimento nas unidades básicas de saúde.
Conforme Kemp, programa do governo federal reforçou atendimento nas unidades básicas de saúde.
08/07/2014 - 11:05 Por: Talitha Moya    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Pedro Kemp (PT), 2º secretário da Casa de Leis, subiu à tribuna na sessão desta terça-feira (8/7), para ressaltar o impacto positivo do programa Mais Médicos na assistência à população. O parlamentar destacou números do governo federal que mostram que a melhoria no atendimento da atenção básica à saúde reduziu em 20% o encaminhamento de pacientes aos hospitais.

O programa Mais Médicos, que completa um ano neste mês, de acordo com Pedro Kemp, reforçou o atendimento nas unidades básicas de saúde e diminuiu o fluxo de pessoas nos hospitais. “Encaminhar um paciente ao hospital encarece o atendimento e muita coisa pode ser resolvida na unidade básica de atendimento”, disse.

O parlamentar explicou que a chegada de atendimento à população em cidades que antes não contavam com médicos melhorou significativamente o atendimento a diabéticos e hipertensos e, consequentemente, diminuiu os encaminhamentos às urgências dos hospitais.

Dos mais de 5.500 municípios brasileiros, cerca de 700 não contavam com a presença de um médico. O Mais Médicos foi criado pelo Ministério da Saúde para reverter a situação e, segundo Kemp, cumpriu bem com a missão. “Tive a oportunidade de viajar para alguns municípios beneficiados aqui em Mato Grosso do Sul como Rio Verde e a satisfação é geral. O programa resolveu a questão de forma eficaz e muitas pessoas confirmam a melhoria principalmente em relação à redução no número de exames”, completou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.