Deputado cobra políticas públicas de segurança para região fronteiriça

Imagem: Conforme Marcio Monteiro, políticas públicas precisam ser implantadas com urgência na fronteira.
Conforme Marcio Monteiro, políticas públicas precisam ser implantadas com urgência na fronteira.
09/07/2014 - 11:15 Por: Talitha Moya    Foto: Giuliano Lopes

A falta de segurança pública em Mato Grosso do Sul, principalmente na região de fronteira, foi levantada pelo deputado Marcio Monteiro (PSDB) na sessão plenária desta quarta-feira (9/7). O parlamentar definiu a situação como um desastre e reivindicou políticas públicas de segurança voltadas para o Estado.

De acordo com Monteiro, o pleno direito à segurança assegurado pela Constituição não está sendo respeitado. A violência, afirma ele, tem tomado proporções aterrorizantes e atingido principalmente cidades que compõem a região de fronteira como Aral Moreira e Coronel Sapucaia. “Não dá mais para suportar. O cidadão está desprotegido e em alguns lugares, a população tem limite de horário para sair às ruas e o comércio é obrigado a fechar as portas mais cedo”, ressaltou.

As cidades do interior são as que mais sofrem, segundo o parlamentar. “Presenciei no interior do Estado viaturas da polícia sem combustível, sem manutenção, com faróis queimados”. Para o parlamentar, a região da fronteira em Mato Grosso do Sul enfrenta o caos na segurança, com policiais desmotivados e desestruturados. “Nossos policiais militares e civis estão tão apavorados quanto nós e se o policial não está dando conta de fazer sua própria segurança, quer dizer que cada cidadão será obrigado a buscar seu próprio sistema de segurança?”, questionou.

Na opinião do deputado, políticas públicas precisam ser implantadas com urgência na área da segurança voltada para o Mato Grosso do Sul, que possui 7.363 quilômetros de fronteiras secas, área correspondente a 43,58% de toda fronteira do País. “Em contrapartida precisamos do empenho do Estado, com investimentos na estruturação da polícia e na tecnologia”, finalizou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.