Aprovado projeto que cria Centro de Transplante de Medula Óssea

Imagem: Deputado estadual Lauro Davi é autor do projeto de lei.
Deputado estadual Lauro Davi é autor do projeto de lei.
23/09/2014 - 15:14 Por: João Humberto    Foto: Giuliano Lopes

Em segunda votação, os deputados estaduais aprovaram na sessão desta terça-feira (23/9) o Projeto de Lei 82/14, de autoria do deputado Lauro Davi (Pros), que institui a Política Estadual de Mobilização para Doação de Medula Óssea no Estado. A proposta também prevê a implantação do CTMO (Centro de Transplante de Medula Óssea) e Laboratório de Células Tronco-Hematopoiéticas no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul.

O projeto de lei determina a realização de campanhas de incentivo, esclarecimento, divulgação e conscientização da população sobre a importância e necessidade das doações. “Infelizmente é muito difícil encontrar um doador compatível com o receptor, a chance é de uma em cem mil. Os hemocentros têm demandado a cada dia um número maior de doadores, cujo aumento só será alcançado por meio do incremento de campanhas sobre a necessidade das doações”, destaca Lauro.

Lauro Davi explica que o centro de transplante de medula óssea mais próximo está localizado em Jaú (SP). Ele destaca que o governo de Mato Grosso do Sul deverá investir cerca de R$ 26 milhões na construção da unidade no Hospital Regional.

A matéria foi aprovada num momento em que a população sul-mato-grossense tem se empenhado numa campanha para aumentar o cadastro de doação de medula óssea, depois que o caso de Caroline Flores de Leno, a Carolzinha, veio à tona. Ela enfrentava uma batalha contra a leucemia desde os 9 anos e na manhã de domingo (21/9), aos 12 anos, faleceu.

Projetos do MPE - Em primeira e segunda discussões e votações, os parlamentares também aprovaram dois projetos do MPE (Ministério Público Estadual): o Projeto de Lei 153/14, que cria um cargo de assessor de procurador de Justiça e nove cargos de assessor jurídico, e o Projeto de Lei Complementar 13/14, que cria um cargo de procurador de Justiça e seis cargos de promotor de Justiça de Entrância Especial.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.