Servidores da Assembleia doam sangue em ônibus do Hemosul

Imagem: Pelo sétimo ano consecutivo, ônibus do Hemosul ficou estacionado na AL para servidores doarem sangue.
Pelo sétimo ano consecutivo, ônibus do Hemosul ficou estacionado na AL para servidores doarem sangue.
04/11/2014 - 09:42 Por: João Humberto    Foto: Giuliano Lopes

Pelo sétimo ano consecutivo, os servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul puderam doar sangue no ônibus móvel do Hemosul, nesta manhã, no estacionamento antigo. A previsão, segundo o Centro de Saúde da Casa de Leis, é que sejam coletadas 60 bolsas com diversos tipos de sangue para estoque.

Conforme Fabrícia Rezende, diretora do Centro de Saúde da ALMS, a parceria entre os servidores e o Hemosul para a doação de sangue existe há dez anos, no entanto, nos últimos sete é que o ônibus começou a ser disponibilizado para vir até a Casa de Leis e assim os servidores doarem sangue sem ter que ir ao Hemosul. “Essa campanha é muito importante, pois quem ganha com isso é a sociedade em geral. Além da comodidade, os servidores ficam sabendo se está tudo bem com seu sangue”.

Segundo Fabrícia, os exames no Hemosul são feitos com altíssima qualidade, tanto que o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul é referência até mesmo para estados como Mato Grosso. “Muitos exames que são feitos lá e dão algum tipo de erro, são trazidos para cá e feitos aqui”.

Joana Léa, assistente social do Hemosul, relatou que essa campanha em parceria com o Centro de Saúde da ALMS é realizada anualmente, só que neste ano, devido à emergência no estoque de bolsas de sangue no Centro, o ônibus já veio uma vez na Assembleia Legislativa. “Sempre precisamos de todos os tipos de sangue, mas o que mais falta são os negativos. Essa parceria é muito importante, pois toda a ação que visa salvar vidas merece atenção”, destacou Léa.

Garçom na Casa de Leis, José Alves, 59 anos, doou sangue pela sétima vez. “Quando o ônibus veio aqui pela primeira vez eu fiquei com medo de doar, mas depois de conversar com amigos que trabalham na Assembleia, comecei a doar. Essa iniciativa é muito boa”.

Na opinião do assessor parlamentar José Claudinei de Moraes, 45 anos, a doação de sangue por parte dos servidores simboliza uma grande contribuição para o banco de sangue da Hemorrede. “Devido ao número de acidentes que ocorrem, é preciso estoque cheio para salvar vidas, além de outras situações em que as pessoas precisam das doações”.

Para doar sangue é preciso ter até 69 anos, 55 kg ou mais e portar algum documento oficial com foto. Também é necessário ter boa saúde e estar bem alimentado. Os doadores terão acesso a exames que revelam Doença de Chagas, Sífilis, Hepatite B e C, HIV I e II, HTLV e Hemoglobina S.

A doação de sangue pelos servidores no ônibus do Hemosul é realizada no mês em que é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue, em 25 de novembro. Entre os dias 10 e 14 deste mês também será realizada na Casa de Leis a 7ª edição da Semana da Saúde.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.