Orro enaltece evento que debateu emprego e trabalho decente

Imagem: Parlamentar elogiou a iniciativa do Sindicato dos Administradores de MS.
Parlamentar elogiou a iniciativa do Sindicato dos Administradores de MS.
05/11/2014 - 11:30 Por: João Prestes    Foto: Giuliano Lopes

Em pronunciamento da tribuna da Assembleia, durante a sessão desta quarta-feira (5/11), o deputado estadual Felipe Orro (PDT) elogiou a iniciativa do Sindicato dos Administradores de Mato Grosso do Sul pela realização do Seminário Internacional pelo Emprego e Trabalho Decente, ocorrido na segunda-feira (3), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. Felipe Orro agradeceu a oportunidade de representar o Parlamento no evento e disse que sentia a obrigação “de reportar aos nobres colegas os temas importantes ali discutidos”.

O trabalho enobrece e dignifica o homem, frisou o deputado, ressaltando, entretanto, que ainda é preciso avançar para melhorar as relações e coibir situações degradantes para os trabalhadores. “Não é apenas a remuneração que torna o trabalho decente, mas as condições em que os trabalhadores são submetidos. Sabemos que mesmo em nosso Estado ainda há trabalhador recebendo menos que o salário mínimo, outros que se sujeitam a serviços degradantes”, disse.

O parlamentar levantou outra questão que considera imprescindível para modernizar as relações trabalhistas. “O trabalhador precisa ser consultado se aceita ou não determinada regra, não pode vir imposto por acordo coletivo. Por exemplo: todos querem ir passear domingo no shopping, mas pra isso acontecer, pessoas são obrigadas a trabalhar no domingo. Não há problema de se trabalhar no domingo, mas desde que o trabalhador concorde, que lhe dê opção”.

O seminário foi promovido pelo Sindasul (Sindicato dos Administradores de Mato Grosso do Sul), CFA (Conselho Federal de Administração), OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional de Mato Grosso do Sul) e UGT/MS (União Geral dos Trabalhadores de MS); os palestrantes trataram de temas sobre os eixos transversais. 1 - Negociação Coletiva de Trabalho; 2 - Igualdade de oportunidade e tratamento, salários iguais para a mesma atividade entre mulheres e homens, negros, índios, pessoas com deficiências. Combate ao assédio moral e discriminação no trabalho de toda ordem; e 3 - Empresas sustentáveis, empregos sustentáveis.

Além de Felipe Orro, participaram do evento o ex-presidente da OAB e especialista em Direito Trabalhista, Cézar Britto; a promotora do Trabalho do Estado, Simone Rezende; o coordenador do Programa de Trabalho Decente e Empregos Verdes da Organização das Nações Unidas Paulo Sérgio Moçouçah; o desembargador-presidente do TRT da 24ª Região Francisco das Chagas Lima Filho; o superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego, Anísio Thiago; e o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.