Kemp critica 'economia' em cima de professores convocados

Imagem: Para ele, decisão do governo de adiar convocação e atrasar pagamento não é correta
Para ele, decisão do governo de adiar convocação e atrasar pagamento não é correta
10/02/2015 - 12:12 Por: Talitha Moya    Foto: Roberto Higa

O deputado Pedro Kemp, líder do PT na Casa de Leis, criticou a ‘economia’ feita em cima dos professores convocados pela Rede Estadual de Ensino, que poderão ficar três meses sem receber salário. Para o parlamentar, a decisão do governo de adiar a convocação e atrasar o pagamento não é correta. “É preciso que haja uma força tarefa no sentido de convocar esses profissionais o mais rápido possível para que os nomes desses professores sejam incluídos na folha de pagamento de março e não de abril como é previsto”, ressaltou.

As aulas nas escolas estaduais começam no dia 19 de fevereiro, após o fechamento da folha de pagamento, por isso, esses professores só receberiam o primeiro salário no mês de abril. O deputado Pedro Kemp fez um apelo ao governo para que convoque os professores antes do início do ano letivo e que os paguem por uma folha suplementar. “O ideal é que a convocação ocorra com antecedência para que os convocados possam, junto dos professores efetivos, participar do planejamento pedagógico”, completou.

A Secretaria de Estado de Educação chegou a sinalizar, durante a reunião, que deverá chamar os 11 mil professores convocados pela Rede de Ensino até dia 18 de fevereiro. O prazo estipulado, segundo o parlamentar, prejudicaria o trabalho dos professores que ficariam sem tempo para preparar as aulas.

Para Kemp, adiar a convocação e o pagamento coloca o governo em uma situação de conforto em detrimento da situação difícil dos professores. De acordo com o parlamentar, o Executivo economizaria em torno de R$ 30 milhões com o atraso na convocação. “Entendo que deve haver economia e racionalização de gastos por parte do Executivo, porém não neste caso”, enfatizou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.