Sessão expõe força das mulheres na política e na luta contra violência

Imagem: Mulheres representates de diversos setores foram homenageadas por deputadas em sessão solene na ALMS
Mulheres representates de diversos setores foram homenageadas por deputadas em sessão solene na ALMS
10/03/2015 - 11:22 Por: Talitha Moya    Foto: Roberto Higa

Mulheres de garra, que com o seu trabalho lutam e contribuem para uma sociedade mais justa e inclusiva. Assim foram definidas as homenageadas com o troféu Celina Jallad pelo Dia Internacional da Mulher na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

A solenidade especial de homenagens que aconteceu na manhã desta terça-feira (10/3), ressaltou os desafios da mulher na sociedade e a importância da representação feminina nas esferas de poder. “Hoje as mulheres estão mais seguras para estar onde querem estar e para tomarem decisões. As mulheres fazem a diferença com seu olhar de sensibilidade e mostram que é possível mudar a realidade de um mundo machista”, discursou a deputada Mara Caseiro (PTdoB), 3ª vice-presidente da Casa de Leis.

Na opinião da parlamentar, aumentar a quantidade de mulheres na política é um dos maiores desafios da atualidade. “Precisamos de cada vez mais mulheres no poder para fazer com que os conceitos sejam mudados na sociedade, para extinguir o machismo enraizado e lutar pela educação”, arrematou.

A deputada Antonieta Amorim (PMDB) reforçou a importância da participação das mulheres na política e afirmou que a representação feminina traz maior equilíbrio à sociedade. “Para ter voz, precisamos ter voto. A mulher precisa parar de ter medo do poder e arregaçar as mangas e lutar por posições de liderança”, declarou.

Na solenidade, 17 mulheres receberam homenagens, entre elas, Cleuza Vasconcellos, diretora-presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Campo Grande. Desde 2013 à frente da entidade, ela ressaltou a satisfação de ter o trabalho reconhecido. “Desempenhamos a função com tanto prazer e dedicação, mas não buscamos o reconhecimento e quando ele vem desta maneira, ficamos honradas porque percebemos o quanto é importante para a sociedade o que estamos fazendo”, disse.

Atualmente, a Rede Feminina de Combate ao Câncer conta com 70 voluntárias e atende mensalmente cerca de 100 mulheres de todo o Estado. Por meio da entidade, elas recebem todo apoio durante o tratamento contra a doença, desde doações de próteses, sutiãs, perucas e cestas básicas até auxílio para ingressar no mercado de trabalho. “É um trabalho fantástico e recompensador porque recebemos mulheres frágeis e tristes mas que, depois, se tornam fortes para enfrentar o problema”, relatou.

Casa da Mulher Brasileira - A luta contra a violência doméstica também foi lembrada durante a solenidade por meio da participação da coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Eloísa Castro Berro. Ela destacou os avanços na busca por romper o ciclo de violência contra as mulheres. “Hoje a Casa da Mulher Brasileira representa o sonho efetivado de todas nós. A mulher fragilizada pela violência tem todos os serviços necessários, um atendimento totalmente humanizado para apoiá-la”, mencionou Eloísa, que também foi homenageada com o troféu Celina Jallad. “Sempre trabalhei com compromisso a serviço da população e hoje me sinto honrada por contribuir em um momento histórico de luta contra a violência doméstica”, revelou.

O desembargador Ruy Celso Barbosa Florence comentou sobre a instalação da 3ª Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Campo Grande. O local que funcionará na Casa da Mulher Brasileira é o primeiro do País a tratar exclusivamente de processos de medidas protetivas às mulheres vítimas de violência. “É uma conquista que vai proporcionar uma mudança na consciência das mulheres, que certamente se sentirão mais seguras para denunciar e sair da prisão que é a violência doméstica”, afirmou Ruy, que há três anos coordena o setor da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMS (Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul).

A solenidade foi promovida pelas deputadas Mara Caseiro, Antonieta Amorim e Grazielle Machado (PR), que homenagearam Adelina Maria Spengler, Ana Maria Fernandes Silva, Liz Derzi de Matos, Tânia Garcia Freitas, Tatiana Cappi de Campos, Cleuza Ananias Vasconcellos, Conceição Izabel Aivi de Figueiredo, Marlene de Matos Bossay, Raquel Leite Ferraro, Rosana Maria Takayassu, Graça Aparecida Mioto, Rosa Silva Maria, Carla Stephanini, Delinha, Nilceia Alves de Souza, Telma Marcon e Ilda Machado Salgado.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.