Deputados realizam primeira reunião da CPI da Enersul/Energisa

Imagem: Parlamentares esclareceram que as reuniões da CPI da Energia serão realizadas todas as terças-feiras às 16h no plenarinho
Parlamentares esclareceram que as reuniões da CPI da Energia serão realizadas todas as terças-feiras às 16h no plenarinho
09/04/2015 - 10:30 Por: Karine Cortez    Foto: Roberto Higa

Os parlamentares que integram a CPI da Enersul/Energisa se reuniram na manhã de hoje (9/4), no plenarinho da Assembleia Legislativa, e elegeram o deputado estadual Onevan de Matos (PSDB) para vice-presidente da comissão. “Estarei à disposição para substituir o presidente numa eventual necessidade e conduzirei os trabalhos da melhor forma”, salientou o tucano.

Além da vice-presidência os deputados também definiram que as reuniões da CPI acontecerão todas as terças-feiras, 16h, no plenarinho, com transmissão ao vivo pela TV Assembleia e sem horário para terminar. “Teremos dias com oitivas de pessoas convocadas para depor e, por conta disso, as reuniões podem demorar mais”, explicou o presidente da comissão, deputado Paulo Corrêa (PR).

Com exceção do deputado Marquinhos Trad (PMDB), os demais membros da comissão definiram que, se houver necessidade, vão contratar técnicos que não façam parte do quadro de pessoal da Casa, para assessorar os trabalhos. Paulo Corrêa ressaltou que as possíveis contratações deverão obedecer alguns critérios. “Existe uma previsão orçamentária na Assembleia para essas contratações, mas vamos buscar pessoas técnicas e especialistas”, disse.

Trabalhos - O presidente da CPI da Enersul/Energisa anunciou ontem que a primeira visita dos membros da comissão será na Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) com intuito de obter informações e documentos sobre a auditoria realizada na Enersul a pedido da própria agência. “Vamos agendar uma visita ao presidente da Aneel e solicitar o relatório apresentado pela PwC [PricewaterhouseCoopers] que, segundo nos consta, tem mais de seis mil páginas. Ora, se houve a necessidade de um interventor na Enersul após a auditoria, queremos saber por quais motivos”, enfatizou Paulo Corrêa.

Para a próxima reunião, na terça-feira (14/4), os membros da comissão deverão entregar requerimentos que solicitam informações que julgarem necessárias. Esses documentos serão analisados e discutidos. Portanto, na sessão plenária seguinte, os requerimentos serão submetidos à votação para o devido encaminhamento.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.