Deputado cobra retomada da construção de Hospital em Dourados

Imagem: Segundo Barbosinha, hospital atenderia os mais de 210 mil habitantes de Dourados, além de pacientes de outras cidades
Segundo Barbosinha, hospital atenderia os mais de 210 mil habitantes de Dourados, além de pacientes de outras cidades
15/04/2015 - 12:18 Por: Talitha Moya    Foto: Comunicação - ALMS

O deputado estadual Barbosinha (PSB) cobrou a retomada do projeto da construção do Hospital Regional de Dourados. A obra teria sido cancelada pelo governo estadual devido à falta de recursos.

Em discurso na tribuna durante sessão plenária desta quarta-feira (15/4) o parlamentar afirmou que Dourados conta atualmente com uma estrutura “extremamente precária” na saúde. Segundo Barbosinha, a construção do Hospital Regional iria dar novo fôlego ao setor. “O hospital atenderia os mais de 210 mil habitantes de Dourados além da população de 32 municípios no entorno”, ressaltou.

O projeto do HR de Dourados foi lançado pelo governador antecessor André Puccinelli (PMDB) no final do mandato. Desde então, apenas parte do muro e serviços de terraplanagem teriam sido realizadas, o que totalizam mais de R$ 700 mil em gastos até o momento.

A informação é que o Ministério da Saúde cancelou o empenho de recursos federais extraorçamentários na ordem de R$ 17 milhões para a primeira etapa da obra.

Segundo o deputado Onevan de Matos (PSDB) o cancelamento foi necessário porque a obra foi lançada pelo governo anterior sem verba definida. “Na verdade, o governador Reinaldo Azambuja suspendeu a construção até viabilizar os recursos necessários”, explicou.

O deputado Barbosinha pediu a divulgação de um prazo para retomada do projeto. “O atual governo se elegeu sobre duas plataformas e uma delas é a saúde. Portanto não vamos aceitar o discurso de que faltam recursos enquanto pessoas estão na fila à espera de atendimento”, enfatizou.

Para suprir o cancelamento da obra, o governador Reinaldo Azambuja decidiu investir em unidades hospitalares já existentes em Dourados. Neste sentido, o governador estreitou conversas com a Secretaria Municipal de Saúde para o Estado figurar como parceiro no arrendamento do Hospital São Luiz, que passaria a realizar as cirurgias eletivas agendadas no município. As conversas estariam adiantadas e o negócio deve ser concluído nas próximas semanas, segundo o deputado Professor Rinaldo (PSDB), líder do governo na Assembleia.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.