Grandão pede prorrogação de prazo para Cadastro Ambiental Rural

Imagem: Deputado disse que data limite é 5 de maio e caso o produtor não faça o cadastro pode não conseguir financiamentos
Deputado disse que data limite é 5 de maio e caso o produtor não faça o cadastro pode não conseguir financiamentos
22/04/2015 - 12:06 Por: Karine Cortez    Foto: Comunicação - ALMS

O deputado estadual João Grandão, vice-líder do PT, usou a tribuna hoje (22/4) e pediu a prorrogação do prazo para que os ruralistas efetuem o CAR (Cadastro Ambiental Rural). A data limite é 5 de maio, mas com o apoio do deputado estadual Barbosinha (PSB), o parlamentar defende que o prazo se estenda por mais um ano.

O cadastro exigido obedece a lei federal 12.651/12, popularmente conhecida como o Novo Código Florestal, com intuito de saber se as propriedades estão cumprindo as exigências ambientais, principalmente no que se refere à alteração em áreas de conservação permanente. Caso o produtor não faça isso, fica impossibilitado de retirar outras documentações e pode ter dificuldades para conseguir financiamentos.

O deputado João Grandão ainda explicou que, caso sejam diagnosticados problemas de desmatamento ilegal ou qualquer outra agressão ao meio ambiente, o proprietário tem opção de recuperar a área degradada ou adquirir área para reflorestar. Ele ressaltou que o CAR pode ser feito por meio do site do Imasul (Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul), sem qualquer custo.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.