CCJR aprova tramitação de projeto que multa quem jogar lixo na rua

Imagem: Na reunião de hoje da CCJR, realizada no plenarinho, ainda foram distribuídas duas matérias para relatoria
Na reunião de hoje da CCJR, realizada no plenarinho, ainda foram distribuídas duas matérias para relatoria
09/06/2015 - 14:51 Por: Fernanda Kintschner e Marithê Cogo    Foto: Roberto Higa

A CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) aprovou nesta terça-feira (9/6) a tramitação do Projeto de Lei 68/2015, que dispõe sobre a aplicação de multa por dano ambiental a quem praticar qualquer ato que implique em depósito de lixo nas vias e estradas públicas de Mato Grosso do Sul.

A proposta é do deputado Barbosinha (PSB), que foi aprovada sem emendas e ainda prevê multa a quem descumprir a nova lei, caso aprovada, de 5 e 150 Uferms (Unidades Fiscais Estaduais de Referência de Mato Grosso do Sul), atualmente equivalentes a R$ 104,55 e R$ 3.136,50. Este projeto foi relatado pelo deputado Amarildo Cruz (PT), que também relatou o Projeto de Resolução de George Takimoto (PDT), que concede Título de Cidadã Sul-Mato-Grossense a Beatriz Barbosa de Araújo, que segue aprovado para tramitação.

De relatoria de Maurício Picarelli (PMDB), outros dois projetos tiveram pareceres aprovados e seguem pelas comissões da Casa de Leis. O primeiro de autoria de Barbosinha (PSB), PL 75/2015, que dispõe sobre a afixação de cartaz em revendedoras e concessionárias sobre as isenções tributárias às pessoas com deficiência e do mesmo autor, o PL 78/2015, que dispõe sobre fixação de cartazes informando isenções e descontos nos pagamentos de emolumentos de registros de imóveis em cartórios.

Amamentação - De relatoria do deputado Lidio Lopes (PEN) foram aprovados dois pareceres. Um ao Projeto de Lei 77/2015, de Antonieta Amorim (PMDB), que institui a Semana Estadual da Amamentação em Mato Grosso do Sul, a ser realizada entre 1 e 8 de agosto.

O objetivo da proposta é incentivar a prática do aleitamento materno até os dois anos de idade e a doação de leite, visando a realização de palestras, seminários, debates e propagandas informativas quanto à importância dessa ação em parceria com órgãos públicos e privados.

O outro parecer favorável foi à criação da Medalha e do Diploma de Honra ao Mérito Legislativo “Amigo da Agricultura Familiar”, proposta pelo deputado Renato Câmara (PMDB) por meio do Projeto de Resolução 14/2015. De acordo com a proposta ficam estabelecidas três categorias a serem homenageadas sendo a primeira “Diretor de Escola Amigo da Agricultura Familiar", para diretores de escolas públicas que se destacam no volume de compra dos alimentos provenientes da agricultura familiar.

A segunda, “Prefeito Amigo da Agricultura Familiar”, para prefeitos do Estado que desenvolvem políticas de incentivo ao agricultor familiar. A terceira categoria, “Práticas Inovadoras na Agricultura Familiar”, premiará aqueles que formulam, elaboram e implementam projetos estratégicos e inovadores de desenvolvimento da agricultura familiar em Mato Grosso do Sul.

Na reunião de hoje da CCJR ainda foram distribuídas duas matérias: a Lidio Lopes ficou a relatoria ao veto parcial do governo ao PL 37/15, do deputado Paulo Corrêa (PR), que considera esporte oficial no Mato Grosso do Sul os eventos de bocha, e a Amarildo Cruz a relatoria ao PR que concede Medalha do Mérito Legislativo ao delegado Antônio Carlos Videira.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.