Audiência sobre feminicídio, violência e mídia será realizada hoje na AL
Deputado Pedro Kemp, vice-líder do PT, é o proponente da audiência que ocorre daqui a pouco na Assembleia Legislativa
18/06/2015 - 12:03
Por: Talitha Moya
Foto: Roberto Higa
A proposta do debate é do deputado Pedro Kemp (PT), motivado pelo ato da presidente Dilma Roussef que sancionou a lei 13.104/15, que alterou o Código Penal Brasileiro e tornou o homicídio de mulheres como crime hediondo.
Durante sessão plenária desta quinta-feira (18/6), o parlamentar reforçou o convite para participar do evento. De acordo com ele, o objetivo da audiência é aprofundar a discussão em torno do assunto e levantar propostas e encaminhamentos para amenizar o cenário de violência contra a mulher em Mato Grosso do Sul.
Segundo dados do governo federal, o Estado é o quinto em assassinatos de mulheres e o segundo com maior número de estupros, superando São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2014, o índice aumentou 51,35%.
Um dos assuntos que será abordado na audiência, conforme Kemp, será o tratamento dado pela mídia às notícias envolvendo violência contra a mulher.
De acordo com o parlamentar, os veículos de imprensa, muitas vezes, distorcem a realidade. “Da forma como é redigida, a notícia pode inverter os fatos e de vítima, a mulher passa a ser culpada porque, na maioria das vezes, sempre apontam algo que a mulher fez que justificasse aquela atitude violenta”, ressaltou o deputado.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.