Projeto de lei concede isenção fiscal para produtor com imóvel invadido

Imagem: Proposta de Zé Teixeira concede isenção da contribuição em função da perda do direito de propriedade pelo legítimo proprietário
Proposta de Zé Teixeira concede isenção da contribuição em função da perda do direito de propriedade pelo legítimo proprietário
30/06/2015 - 13:22 Por: Talitha Moya    Foto: Wagner Guimarães

Um projeto de lei apresentado nesta terça-feira (30/6) pelo deputado Zé Teixeira (DEM) acrescenta dispositivo à lei 1.810, de 22 de dezembro de 1997, que dispões sobre os tributos do Estado para disciplinar a suspensão da incidência de impostos. De acordo com a proposta, imóveis rurais que estejam invadidos em decorrência de conflitos agrários ficarão isentos de tributação até o êxito na reintegração de posse.

A proposta objetiva conceder isenção da contribuição em função da perda do exercício pleno do direito de propriedade pelo legítimo proprietário ou possuidor. A intenção de Zé Teixeira é conceder um benefício fiscal aos imóveis rurais invadidos durante conflitos agrários enquanto não houver êxito no processo de reintegração de posse ou de desapropriação.

“Também é importante ressaltar que há o esvaziamento econômico do imóvel em tais circunstâncias em função da impossibilidade de sua exploração pelo proprietário, inexistindo qualquer tipo de geração de renda ou de benefícios aos mesmos”, argumentou o parlamentar, que lembrou que em situações de conflitos, os proprietários ficam impedidos de direitos inerentes à propriedade.

De acordo com Zé Teixeira, o projeto não visa renúncia de receita, mas sim da suspensão temporária da incidência. “Os tributos serão exigidos no momento em que cessar as causas que permitiram a suspensão”, completou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.