Bicentenário de Dom Bosco é comemorado na Assembleia

Imagem: Junior Mochi durante discurso na tribuna destacou a importância de Dom Bosco para o Estado
Junior Mochi durante discurso na tribuna destacou a importância de Dom Bosco para o Estado
17/08/2015 - 21:39 Por: Juliana Turatti    Foto: Wagner Guimarães

Em uma noite festiva nesta segunda-feira (17/8), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul comemorou o Bicentenário de Dom Bosco e homenageou 15 personalidades com um troféu comemorativo. A proposição do sessão solene foi do presidente da Casa de Leis, deputado Junior Mochi (PMDB).

Dom Bosco nasceu em Castelnuovo, na Itália em 16 de agosto de 1815 e morreu em 31 de janeiro de 1888. Foi camponês, estudante, aprendiz de vários ofícios, padre e educador. Dom Bosco tinha sensibilidade para captar, mediante várias experiências, o abandono e os perigos em que se achavam os jovens de seu tempo. Atualmente os salesianos estão presentes em 131 países.

O propositor do evento, deputado Junior Mochi lembrou que quando o Parlamento presta uma homenagem é uma maneira de agradecer "seja uma pessoa, uma instituição é na verdade um desejo, uma vontade da população aqui representada por aqueles que aqui estão, é um agradecimento ao trabalho, as obras que foram realizadas neste Estado", destacou Mochi.

O presidente falou também da importância da missão salesiana "a missão salesiana Dom Bosco tem um papel fundamental na educação, vários profissionais do Mato Grosso do Sul, que hoje estão em atuação passaram pelos bancos da UCDB, passaram pelo colégio Dom Bosco e passaram pelas ações sociais desenvolvidas pela missão salesiana, e a Casa de Leis nesta singela homenagem, faz uma tentativa de devolver, em forma de gratidão, dizer muito obrigada por tudo que foi feito por nós sul-mato-grossense", afirmou o presidente.

Em nome dos homenageados, o reitor da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Padre José Marinoni em seu discurso na tribuna contou da alegria em receber a honraria. "Essas pessoas homenageadas que estão aqui, estão sendo homenageadas por aquilo que fizeram e que fazem seguindo os ensinamentos de Dom Bosco. Estar aqui hoje é um reconhecimento e um agradecimento pela existência a Dom Bosco, agradecimento a esta Casa de Leis pela bela homenagem que presta a nós, mas que em última análise está sendo prestada ao próprio Dom Bosco", reforçou o padre. E ainda falou da saudade e das recordações de momentos que tocam o coração de todos os homenageados "foram momentos que marcaram nossos corações de uma forma muito especial". E deixou como presente uma frase de Dom Bosco para reflexão "o senhor nos colocou no mundo para os outros".

O arcebispo Enemérito de Campo Grande, Dom Vitório Pavanello contou que a personalidade histórica de Dom Bosco tem muita importância para todos os sul-mato-grossenses "a força educativa de Dom Bosco tem muito valor, aprendemos com ele que é preciso olhar para o educando com muita ternura e carinho, porque não basta amar o aluno é necessário que ele perceba e sinta que o professor o ama. Dom Bosco nos deixou um legado com suas três palavrinhas chaves: amor, razão e religião", ressaltou o arcebispo.

Já o senador Waldemir Moka (PMDB), relembrou dos seus bons momentos enquanto ex-aluno do Dom Bosco "tenho imensa alegria de estar aqui hoje para presenciar este momento e fico emocionado ao relembrar todas as coisas que vivi na época de escola e minha formação eu devo ao Colégio Dom Bosco".

Ainda ocupou a tribuna a vice-governadora do Estado, Rose Modesto (PSDB), que fez um breve relato da sua história de vida e de sua passagem pela UCDB. "Estou muito feliz de estar aqui hoje e percebi que a sementinha que Dom Bosco plantou há 200 anos atrás foi uma semente forte e com bons frutos, porque todos que estão aqui sendo homenageados são exemplos pelos seus trabalhos prestados. Agradeço a oportunidade deputado Junior Mochi de estar aqui neste momento agradeço também a todos vocês que devolvem para a sociedade amor, carinho, compaixão e solidariedade".

Foram homenageados com o troféu: Dom Frederico Haimler, Padre José Marinoni, Padre Edmilson Tadeu C. dos Santos, Padre Aldir da Silva, Padre Luiz Silva Leal, Padre Elias Roberto, Padre Wagner Luiz Galvão, Padre Miguel Paes da Silva, Padre Josef Winkler, Padre João Bosco M. Maciel, Irmã Maria Lúcia Barreto, Irmão Altair Gonçalo M. da Silva e Alzira Marães Ferreira e os médicos Haydn Fernandes Pacheco e Jean Carlos Alves.Durante a cerimônia foi feito pelos Correios o lançamento do selo comemorativo alusivo ao Bicentenário ao nascimento de Dom Bosco.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.