Mochi diz que conferência contribui para nova realidade ambiental

Imagem: Júlio Cesar e Junior Mochi: MS sai na frente ao protagonizar debate internacional
Júlio Cesar e Junior Mochi: MS sai na frente ao protagonizar debate internacional
04/09/2015 - 12:35 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Wagner Guimarães

O presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi (PMDB), representou o Legislativo Estadual durante a abertura da III Conferência Internacional de Direito Ambiental, realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, na manhã desta sexta-feira (4/9). “A Ordem dos Advogados traz uma contribuição muito importante, como essa conferência, para a construção de uma nova realidade na questão ambiental”, afirmou o presidente. “A escolha de Mato Grosso do Sul para sediar o evento é muito importante porque possibilita ao Estado protagonizar o debate; e a Assembleia Legislativa participa e está pronta para dar sua contribuição”, reiterou Mochi.

O evento é uma realização da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) nacional e da seccional MS e reúne palestrantes internacionais. A solenidade de abertura contou com a participação de representantes da OAB nacional, do presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues, entre outras autoridades.

“A OAB tem o papel de defesa da Constituição e do bem-estar da sociedade. Devemos ainda garantir a sustentabilidade do crescimento das cidades, conciliando o desenvolvimento econômico e social com o processo de urbanização desordenado”, disse Júlio Cesar. Segundo ele, é necessário estimular políticas públicas em sintonia com o princípio constitucional do desenvolvimento sustentável, especialmente direcionadas à garantia de direitos humanos básicos de infraestrutura.

Durante a conferência de abertura, foram debatidas as perspectivas para a 21ª Conferência do Clima, COP 21 – Paris 2015 – Conservação dos Recursos Hídricos em Face da Mudança Climática, que será realizada entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro. Os principais assuntos abordados e possíveis proposições constarão na Carta de Campo Grande, a ser formulada ao final do evento, neste sábado (5/9).

Ao todo, quatro painéis irão propor aos participantes debates relacionados aos temas: O desafio do século XXI na garantia do acesso à água, em face da dignidade humana; A construção ética do sustentável; Criação do TIA (Tribunal Internacional Ambiental); e Objetivos do desenvolvimento sustentável e as ferramentas para sua efetivação.

Outras informações relacionadas ao evento podem ser obtidas via telefone: (67) 3318-4700.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.